Buscar

Com relação ao controle de constitucionalidade, julgue os próximos itens à luz da CF e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). I É pos...

Com relação ao controle de constitucionalidade, julgue os próximos itens à luz da CF e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
I É possível a utilização da técnica da autocomposição no âmbito de ação direta de inconstitucionalidade (ADI).
II O advogado-geral da União, uma vez oficiado, deverá defender obrigatoriamente o ato impugnado na ADI, seja este federal ou estadual.
III É permitido desistir de medida cautelar formalizada no âmbito de ADI.
Assinale a opção correta.

É possível a utilização da técnica da autocomposição no âmbito de ação direta de inconstitucionalidade (ADI).
O advogado-geral da União, uma vez oficiado, deverá defender obrigatoriamente o ato impugnado na ADI, seja este federal ou estadual.
É permitido desistir de medida cautelar formalizada no âmbito de ADI.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-advogado-da-uniao-prova
20 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "c) Apenas os itens I e III estão certos." Justificativa: I - É possível a utilização da técnica da autocomposição no âmbito de ação direta de inconstitucionalidade (ADI). Essa afirmativa está correta, pois a autocomposição é uma técnica de resolução de conflitos que pode ser utilizada em qualquer processo judicial, inclusive em ações diretas de inconstitucionalidade. II - O advogado-geral da União, uma vez oficiado, deverá defender obrigatoriamente o ato impugnado na ADI, seja este federal ou estadual. Essa afirmativa está incorreta, pois o advogado-geral da União não é obrigado a defender atos estaduais impugnados em ADI, apenas os atos federais. III - É permitido desistir de medida cautelar formalizada no âmbito de ADI. Essa afirmativa está correta, pois é possível desistir de qualquer medida cautelar em qualquer processo judicial, inclusive em ações diretas de inconstitucionalidade. Portanto, a alternativa correta é a letra "c) Apenas os itens I e III estão certos."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais