Buscar

No ano de 2021, Emanoel, no exercício de cargo comissionado no Ministério das Comunicações, celebrou contrato administrativo para a aquisição de pa...

No ano de 2021, Emanoel, no exercício de cargo comissionado no Ministério das Comunicações, celebrou contrato administrativo para a aquisição de papel A4 para o referido ministério. Essa contratação foi precedida de parecer jurídico elaborado pela consultoria jurídica do órgão, que opinou pela regularidade da contratação. Em 2022, quando Emanoel já havia sido exonerado do cargo em comissão e não mais possuía vínculo com a administração pública federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), ao promover auditoria no referido ministério, apontou algumas irregularidades na contratação supracitada e instaurou o processo de tomada de contas especial. Após regular citação, Emanoel, por intermédio de advogado particular, contratado especialmente para atuar na referida tomada de contas especial, fez requerimento administrativo para que a Advocacia-Geral da União (AGU) o representasse extrajudicialmente. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.


A O pedido de representação extrajudicial deveria ter sido instruído com as informações necessárias à defesa, competindo à Consultoria-Geral da União a requisição dos documentos administrativos junto aos órgãos da administração pública federal, independentemente de recusa administrativa.
B O requerimento administrativo deverá ser indeferido, haja vista que é vedado à AGU atuar extrajudicialmente nas hipóteses em que o requerente não mais exerça ne
C O requerimento administrativo deverá ser indeferido, haja vista que a AGU não pode atuar em defesa de particulares em processos de tomada de contas especial.
D O pedido de representação extrajudicial deveria ter sido instruído com as informações necessárias à defesa, competindo à AGU a requisição dos documentos administrativos junto aos órgãos da administração pública federal, independentemente de recusa administrativa.
E O pedido de representação extrajudicial deveria ter sido instruído com as informações necessárias à defesa, competindo à AGU a requisição dos documentos administrativos junto aos órgãos da administração pública federal, desde que haja autorização expressa do TCU.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-advogado-da-uniao-prova
20 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a letra E: "O pedido de representação extrajudicial deveria ter sido instruído com as informações necessárias à defesa, competindo à AGU a requisição dos documentos administrativos junto aos órgãos da administração pública federal, desde que haja autorização expressa do TCU." Isso porque a AGU pode atuar em defesa de particulares em processos de tomada de contas especial, desde que haja autorização expressa do TCU e que o requerimento administrativo seja instruído com as informações necessárias à defesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais