Buscar

No que se refere à declaração de nulidade de atos da administração pública, assinale a opção correta à luz do entendimento jurisprudencial do Supre...

No que se refere à declaração de nulidade de atos da administração pública, assinale a opção correta à luz do entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF).


A A administração poderá anular seus próprios
B A declaração de nulidade de atos administrativos pelo Poder Judiciário independe da existência de recurso administrativo com efeito suspensivo.
C A anulação de ato administrativo deve ser precedida de processo administrativo em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.
D A declaração de nulidade de ato administrativo não pode retroagir para atingir o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.
E A declaração de nulidade de ato administrativo pode ser feita pelo Poder Judiciário em qualquer momento, independentemente de provocação do interessado.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-procurador-federal-prova
20 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF), a alternativa correta é a letra A: a administração poderá anular seus próprios atos. Isso porque a administração pública tem o poder-dever de zelar pela legalidade dos seus atos, podendo anulá-los quando verificada a existência de vício que os torne ilegais. No entanto, é importante ressaltar que a anulação deve ser precedida de processo administrativo em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, conforme previsto na letra C.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais