Buscar

Julgue os itens a seguir, relativos à Lei n.º 8.112/1990 e à jurisprudência do STJ. O servidor público federal que se encontra em estágio probatóri...

Julgue os itens a seguir, relativos à Lei n.º 8.112/1990 e à jurisprudência do STJ.
O servidor público federal que se encontra em estágio probatório não pode ser exonerado ad nutum, mas somente mediante processo administrativo disciplinar.
A instauração de processo administrativo disciplinar (PAD) contra servidor público federal, ainda que não haja previsão legal expressa, deve ser precedida de sindicância investigativa.
A autoridade que instaura o PAD é a mesma que deve conduzi-lo até a sua conclusão, sendo vedada a delegação de competência para a condução do processo.
A autoridade que instaura o PAD pode determinar a suspensão preventiva do servidor investigado, desde que haja indícios suficientes de que a sua permanência no exercício do cargo possa comprometer o andamento das investigações.
O prazo para conclusão do PAD é de sessenta dias, prorrogável por igual período, mediante justificativa expressa.

a) Todos os itens estão corretos.
b) Apenas os itens I, II e V estão corretos.
c) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
d) Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
e) Todos os itens estão incorretos.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-procurador-da-fazenda-nacional-prova
22 pág.

Direito Administrativo I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas os itens I, II e V estão corretos. Justificativa: - O item I está correto, pois o servidor público federal em estágio probatório não pode ser exonerado ad nutum, mas somente mediante processo administrativo disciplinar. - O item II está correto, pois a instauração de processo administrativo disciplinar (PAD) contra servidor público federal, ainda que não haja previsão legal expressa, deve ser precedida de sindicância investigativa. - O item III está incorreto, pois a autoridade que instaura o PAD não é a mesma que deve conduzi-lo até a sua conclusão, sendo permitida a delegação de competência para a condução do processo. - O item IV está incorreto, pois a autoridade que instaura o PAD não pode determinar a suspensão preventiva do servidor investigado, mas sim a autoridade que conduz o processo administrativo disciplinar. - O item V está correto, pois o prazo para conclusão do PAD é de sessenta dias, prorrogável por igual período, mediante justificativa expressa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais