Buscar

Sobre o Federalismo Brasileiro, assinale a alternativa incorreta. a) O federalismo foi introduzido no Brasil com a Proclamação da República (1889)...

Sobre o Federalismo Brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

a) O federalismo foi introduzido no Brasil com a Proclamação da República (1889).
b) A maneira mais simples de definir Estado Federal é caracterizá-lo como uma forma de organização e de distribuição do poder estatal em que a existência de um governo central não impede que sejam divididas responsabilidades e competências entre ele e os Estados-membros.
c) Na Primeira República (1889-1930), marcada por amplo domínio das oligarquias (grupos pequenos, detentores da força econômica, do poder político e do prestígio social), o federalismo conheceu sua máxima expressão no País.
d) A Constituição de 1988, chamada de “cidadã” pelo deputado Ulysses Guimarães, não criou as competências dos Estados-membros e não estabeleceu um papel de destaque para os Municípios, além de conceder autonomia ao Distrito Federal semelhante àquela adotada para as demais Unidades da Federação.
a) a
b) b
c) c
d) d

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "c) Na Primeira República (1889-1930), marcada por amplo domínio das oligarquias (grupos pequenos, detentores da força econômica, do poder político e do prestígio social), o federalismo conheceu sua máxima expressão no País." Na verdade, durante a Primeira República, o federalismo brasileiro foi enfraquecido, com o poder centralizado nas mãos dos governadores dos estados, que eram escolhidos pelos grupos oligárquicos locais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais