Buscar

Julgue as afirmativas a seguir: I – Recepção constitucional se refere ao retorno da produção de efeitos de uma norma anterior em razão da revogaçã...

Julgue as afirmativas a seguir:

I – Recepção constitucional se refere ao retorno da produção de efeitos de uma norma anterior em razão da revogação de norma que lhe havia revogado.
II – Repristinação é o retorno dos efeitos de uma norma anterior em razão da declaração de inconstitucionalidade, em sede de controle concentrado, de sua lei revogadora.
III – No direito brasileiro não se admite constitucionalidade superveniente, norma infraconstitucional declarada inconstitucional sob a vigência de Constituição anterior, não se tornará constitucional sob a Nova Constituição.
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) II". A afirmativa II está correta, pois a repristinação é o retorno dos efeitos de uma norma anterior em razão da declaração de inconstitucionalidade, em sede de controle concentrado, de sua lei revogadora. As afirmativas I e III estão incorretas, pois a recepção constitucional se refere à recepção de normas anteriores pela nova Constituição, e a constitucionalidade superveniente é admitida no direito brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais