Buscar

De acordo com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta. Em caso de aprovação de uma nova Constituição,...

De acordo com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.

Em caso de aprovação de uma nova Constituição, tem-se a revogação global e sistêmica do ordenamento jurídico precedente, independentemente da análise de compatibilidade normas.
A incompatibilidade material de uma norma pré- -constitucional permite a realização de modulação dos efeitos da decisão que declara a sua não recepção.
A promulgação de nova Constituição permite a recepção de normas da Constituição anterior, desde que com ela sejam materialmente compatíveis.
Lei materialmente incompatível com a nova Constituição poderá ter os seus efeitos mantidos em razão de necessidade de alteração da realidade fática para a aplicação do novo texto constitucional.
a) Em caso de aprovação de uma nova Constituição, tem-se a revogação global e sistêmica do ordenamento jurídico precedente, independentemente da análise de compatibilidade normas.
b) A incompatibilidade material de uma norma pré- -constitucional permite a realização de modulação dos efeitos da decisão que declara a sua não recepção.
c) A promulgação de nova Constituição permite a recepção de normas da Constituição anterior, desde que com ela sejam materialmente compatíveis.
d) Lei materialmente incompatível com a nova Constituição poderá ter os seus efeitos mantidos em razão de necessidade de alteração da realidade fática para a aplicação do novo texto constitucional.

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A promulgação de nova Constituição permite a recepção de normas da Constituição anterior, desde que com ela sejam materialmente compatíveis." Isso significa que a nova Constituição pode manter algumas normas da Constituição anterior, desde que elas sejam compatíveis com a nova Constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais