Buscar

Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I- A partir do ângulo da teoria do sis...

Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I- A partir do ângulo da teoria do sistema do mundo, o moderno sistema mundial seria caracterizado pelo capitalismo, no qual o centro dinâmico de poder concentra todo o excedente de produção advindo das regiões periféricas.
II- Nessa vertente teórica do sistema-mundo, o sistema internacional tem uma dimensão geopolítica e temporal caracterizada pelo ciclo econômico em que há uma fase de expansão que é ascendente e uma fase de retração que é caracterizada por crises.
III- Analisar um sistema histórico significa fazer uma análise da organização social que se caracteriza pela negação da divisão do trabalho, com estruturas de produção integradas, um conjunto de princípios e de instituições que tenham um período de vida definido.
A Somente as afirmativas I e III estão corretas.
B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C Todas as afirmativas estão corretas.
D Nenhuma das afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Geopolítica UNIASSELVI
11 pág.

Fundamentos Teóricos da Geopolítica Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Federal do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) Somente as afirmativas I e II estão corretas. Justificativa: I- A partir do ângulo da teoria do sistema do mundo, o moderno sistema mundial seria caracterizado pelo capitalismo, no qual o centro dinâmico de poder concentra todo o excedente de produção advindo das regiões periféricas. (Verdadeira) II- Nessa vertente teórica do sistema-mundo, o sistema internacional tem uma dimensão geopolítica e temporal caracterizada pelo ciclo econômico em que há uma fase de expansão que é ascendente e uma fase de retração que é caracterizada por crises. (Verdadeira) III- Analisar um sistema histórico significa fazer uma análise da organização social que se caracteriza pela negação da divisão do trabalho, com estruturas de produção integradas, um conjunto de princípios e de instituições que tenham um período de vida definido. (Falsa)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais