Buscar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os direitos de aprendizagens de todo aluno. É uma mudança relevante no nosso processo de ensino e ap...

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os direitos de aprendizagens de todo aluno. É uma mudança relevante no nosso processo de ensino e aprendizagem porque, pela primeira vez, um documento orienta os conhecimentos e as habilidades essenciais que bebês, crianças e jovens de todo o país tem o direito de aprender – ano a ano – durante toda a vida escolar. Ao delimitar as competências e habilidades específicas da disciplina, que indicam sendo a Matemática conceituada como ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos e, ainda, uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções (BRASIL, 2017). Sendo assim, o componente curricular da Matemática é de relevante importância no desenvolvimento do aluno e consequentemente da sociedade.  BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2019.  Assim, com base nessa informação, analise as asserções abaixo.  I - É possível observar que a culpa para o aluno não ir bem na resolução de atividades de Matemática é devido às dificuldades advindas da língua portuguesa, uma vez que os alunos não conseguem interpretar um texto, não terão condições de interpretar uma atividade ou um problema matemático, mas, mais que um problema de interpretação, é um problema de raciocínio lógico e, neste caso, deve-se questionar se as aulas de matemática são momentos de desenvolvimento do raciocínio ou se estamos ensinando técnicas prontas, as quais devem ser repetidas pelos alunos, ainda que não haja compreensão do seu significado.  PORQUE II - Para o aluno, aprender a atividade, deve fazer sentido a ele, não se deve esquecer que o conhecimento só é construído ao estabelecer relações e, para isso, é necessário operar mentalmente. Muitas vezes, o aluno não sabe discernir o sentido do que está fazendo e, assim, não pode transferir ou generalizar, de forma autônoma, às situações novas, sejam cotidianas ou escolares.  A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.  ALTERNATIVAS As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I é II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.

I - É possível observar que a culpa para o aluno não ir bem na resolução de atividades de Matemática é devido às dificuldades advindas da língua portuguesa, uma vez que os alunos não conseguem interpretar um texto, não terão condições de interpretar uma atividade ou um problema matemático, mas, mais que um problema de interpretação, é um problema de raciocínio lógico e, neste caso, deve-se questionar se as aulas de matemática são momentos de desenvolvimento do raciocínio ou se estamos ensinando técnicas prontas, as quais devem ser repetidas pelos alunos, ainda que não haja compreensão do seu significado.
II - Para o aluno, aprender a atividade, deve fazer sentido a ele, não se deve esquecer que o conhecimento só é construído ao estabelecer relações e, para isso, é necessário operar mentalmente. Muitas vezes, o aluno não sabe discernir o sentido do que está fazendo e, assim, não pode transferir ou generalizar, de forma autônoma, às situações novas, sejam cotidianas ou escolares.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I é II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Unicesumar - Ensino a Distância metodologia da matematica 3
7 pág.

Metodologia da Matematica UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A primeira asserção é verdadeira, pois a dificuldade do aluno em Matemática não é apenas de interpretação de texto, mas também de raciocínio lógico. Já a segunda asserção também é verdadeira, pois o aluno precisa entender o sentido do que está fazendo para poder transferir e generalizar o conhecimento para outras situações. A segunda asserção justifica a primeira, pois ambas tratam da importância do desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão do significado das atividades de Matemática para o aprendizado do aluno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais