Buscar

Você sabe qual é a origem da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006)? A Lei Maria da Penha foi aprovada no Brasil após solicitação da Comi...

Você sabe qual é a origem da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006)?

A Lei Maria da Penha foi aprovada no Brasil após solicitação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para que a justiça julgasse o caso de diversas tentativas de homicídio à vítima, Maria da Penha, por seu companheiro.
A justiça penal brasileira demorou 15 anos para dar uma sentença judicial conclusiva ao caso.
A Comissão Interamericana agiu pela demora do Estado brasileiro em tomar providências em uma questão ligada à violência praticada contra uma mulher brasileira.

Essa pergunta também está no material:

Direitos humanos
286 pág.

Direitos Humanos e Cidadania

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A origem da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) está relacionada ao caso de violência doméstica sofrida por Maria da Penha Maia Fernandes. Após diversas tentativas de homicídio por parte de seu companheiro, Maria da Penha ficou paraplégica. Diante da demora da justiça brasileira em julgar o caso, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos solicitou que o Estado brasileiro tomasse providências. Essa pressão internacional contribuiu para a criação da lei, que visa combater a violência doméstica e proteger os direitos das mulheres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais