Buscar

O que é um consórcio público? Consórcio público é o negócio jurídico plurilateral de direito público que tem por objeto medidas de mútua cooperaçã...

O que é um consórcio público?

Consórcio público é o negócio jurídico plurilateral de direito público que tem por objeto medidas de mútua cooperação entre entidades federativas, resultando na criação de uma pessoa jurídica autônoma com natureza de direito privado ou de direito público.
A maior novidade do regime estabelecido pela Lei n. 11.107/2005 é a personificação (“pejotização”) dos consórcios.
As entidades consorciadas podem optar entre duas naturezas distintas para a sociedade de propósito específico criada após a celebração do contrato: consórcio com natureza de direito privado sem fins econômicos e consórcio com natureza de direito público.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Um consórcio público é um acordo jurídico entre entidades federativas com o objetivo de promover a cooperação mútua. Esse acordo resulta na criação de uma pessoa jurídica autônoma, que pode ter natureza de direito privado ou de direito público. A principal novidade trazida pela Lei n. 11.107/2005 é a possibilidade de personificação dos consórcios, ou seja, eles passam a ter personalidade jurídica própria. As entidades consorciadas podem optar entre duas naturezas distintas para a sociedade de propósito específico criada após a celebração do contrato: consórcio com natureza de direito privado sem fins econômicos ou consórcio com natureza de direito público.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais