Buscar

1-A atual proposta de organização dos serviços de saúde se dá através das Redes de Atenção à Saúde (RAS). De acordo com as discussões em sala de au...

1-A atual proposta de organização dos serviços de saúde se dá através das Redes de Atenção à Saúde (RAS). De acordo com as discussões em sala de aula explique quais as principais características das RAS no Brasil.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Brasil possuem características poliárquicas, ou seja, formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como centro de comunicação.
As RAS no Brasil são responsáveis por garantir a atenção contínua e integral aos pacientes.
As RAS no Brasil compartilham objetivos e compromissos com resultados sanitários e econômicos.
As RAS no Brasil promovem o cuidado multiprofissional.
As RAS no Brasil têm como centralidade as necessidades de saúde da população.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais características das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Brasil são: 1. Características poliárquicas: As RAS no Brasil são baseadas em relações horizontais entre os pontos de atenção à saúde, ou seja, não há uma hierarquia rígida entre os diferentes níveis de atenção. A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada o centro de comunicação e coordenação das redes. 2. Atenção contínua e integral: As RAS têm como objetivo garantir a atenção contínua e integral aos pacientes, ou seja, proporcionar um cuidado que abrange todas as necessidades de saúde de uma pessoa ao longo do tempo, considerando aspectos físicos, mentais e sociais. 3. Objetivos e compromissos compartilhados: As RAS no Brasil compartilham objetivos e compromissos com resultados sanitários e econômicos. Isso significa que os diferentes serviços de saúde envolvidos na rede trabalham em conjunto para alcançar metas comuns e melhorar a saúde da população. 4. Cuidado multiprofissional: As RAS no Brasil promovem o cuidado multiprofissional, ou seja, envolvem profissionais de diferentes áreas da saúde trabalhando em equipe para oferecer uma assistência mais completa e integrada aos pacientes. 5. Centralidade nas necessidades de saúde da população: As RAS têm como foco central as necessidades de saúde da população. Isso significa que as ações e serviços de saúde são planejados e organizados de acordo com as demandas e características da comunidade atendida, visando atender de forma efetiva e adequada às necessidades da população. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais