Buscar

Com o uso dos simuladores, podem-se representar distintas topologias de roteamento com diferentes protocolos, em que é possível simular o funcionam...

Com o uso dos simuladores, podem-se representar distintas topologias de roteamento com diferentes protocolos, em que é possível simular o funcionamento de forma a representar um ambiente real. A interpretação das tabelas de roteamento é um item essencial para o estudo de roteadores. É possível ver, na imagem a seguir, a tabela de roteamento gerada a partir de um roteador pertencente ao ambiente simulado no Packet Tracer da empresa de Logística Leva&Traz. A partir do exposto, imagine que você é um administrador de redes e foi contratado para mapear a topologia de redes com base na tabela de roteamento do switch principal. Dessa forma, interprete essa tabela de roteamento e reproduza a topologia de roteadores da Leva&Traz, descrevendo informações gerais sobre a topologia.


Observando a tabela de roteamento, podemos ver que o roteador está diretamente conectado a três diferentes redes, representadas pela letra “C” na frente de cada linha. Analisando especificamente essas redes, é possível averiguar que duas delas estão conectadas nas interfaces seriais do roteador, em que a rede 172.0.0.0 está conectada à serial 0/1/1 e a rede 173.0.0.0, por sua vez, é conectada à serial 0/1/0. Visto que essas redes estão conectadas às interfaces seriais, entende-se que são redes WAN do roteador. A rede LAN do roteador, conectada na interface fastethernet, é a 192.168.1.0. As redes remotas desse roteador são a 192.168.0.0 e a 192.168.2.0, ambas conhecidas pelo protocolo RIP, representado pela letra “R” na frente das linhas; a distância dessas redes é de apenas um salto, representado pela métrica [120/1]. Com essas informações, pode-se interpretar que há três redes locais nessa topologia.

Essa pergunta também está no material:

Projeto de Redes
18 pág.

Redes de Computadores Centro Universitário UNIBTACentro Universitário UNIBTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na tabela de roteamento apresentada, podemos identificar que o roteador está conectado diretamente a três redes, representadas pela letra "C" na frente de cada linha. Duas dessas redes estão conectadas às interfaces seriais do roteador, a rede 172.0.0.0 está conectada à serial 0/1/1 e a rede 173.0.0.0 está conectada à serial 0/1/0, o que indica que são redes WAN do roteador. A rede LAN do roteador, conectada na interface fastethernet, é a 192.168.1.0. As redes remotas desse roteador são a 192.168.0.0 e a 192.168.2.0, ambas conhecidas pelo protocolo RIP, representado pela letra "R" na frente das linhas. A distância dessas redes é de apenas um salto, representado pela métrica [120/1]. Com essas informações, podemos interpretar que há três redes locais nessa topologia. No entanto, não é possível reproduzir a topologia de roteadores da Leva&Traz apenas com base na tabela de roteamento apresentada. Seria necessário ter mais informações sobre a topologia da rede, como a configuração dos roteadores e suas interfaces, para poder reproduzir a topologia com precisão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais