Buscar

Sobre a autonomia universitária, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: A Constituição Federal de 1988 assegura a autonom...

Sobre a autonomia universitária, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

A Constituição Federal de 1988 assegura a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades.
A autonomia universitária é um princípio absoluto, não podendo sofrer qualquer tipo de intervenção externa.
A autonomia universitária não impede a fiscalização do Tribunal de Contas da União sobre a gestão dos recursos públicos destinados às universidades.
É inconstitucional qualquer ato judicial ou administrativo que promova a interrupção de aulas, debates ou manifestações de docentes e discentes nos ambientes universitários.
A escolha do dirigente máximo das universidades federais pelo chefe do Poder Executivo federal, a partir de lista tríplice, prejudica o exercício da autonomia universitária, representando ato de fiscalização ou interferência na escolha ou execução de políticas próprias da instituição.
É constitucional decisão judicial que, fundamentada unicamente na eclosão da pandemia da covid-19, sem considerar as circunstâncias fáticas, determine que instituição de ensino superior privada conceda descontos lineares nas contraprestações dos contratos educacionais em razão da transposição de aulas presenciais para ambientes virtuais.
a) Somente as afirmativas A, C e D estão corretas.
b) Somente as afirmativas A, C e E estão corretas.
c) Somente as afirmativas A, D e E estão corretas.
d) Somente as afirmativas B, C e D estão corretas.
e) Somente as afirmativas B, D e E estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-procurador-federal-prova
20 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente as afirmativas A, C e D estão corretas. Justificativa: - A afirmativa A está correta, pois a Constituição Federal de 1988 assegura a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades. - A afirmativa B está incorreta, pois a autonomia universitária não é um princípio absoluto, podendo sofrer intervenções externas em casos específicos. - A afirmativa C está correta, pois a autonomia universitária não impede a fiscalização do Tribunal de Contas da União sobre a gestão dos recursos públicos destinados às universidades. - A afirmativa D está correta, pois é inconstitucional qualquer ato judicial ou administrativo que promova a interrupção de aulas, debates ou manifestações de docentes e discentes nos ambientes universitários. - A afirmativa E está incorreta, pois a escolha do dirigente máximo das universidades federais pelo chefe do Poder Executivo federal, a partir de lista tríplice, não prejudica o exercício da autonomia universitária, mas pode representar ato de fiscalização ou interferência na escolha ou execução de políticas próprias da instituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais