Buscar

Explique como se dá o aspecto formal da cessão de crédito. REGRA GERAL: Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma espec...

Explique como se dá o aspecto formal da cessão de crédito.

REGRA GERAL: Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.
INSTRUMENTO PARTICULAR: Art. 654. Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante. § 1o O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos. § 2o O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida.
INSTRUMENTO PÚBLICO: Cartório providencia

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO OBRIGAÇÕES V2
4 pág.

Direito das Obrigações Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A cessão de crédito é um negócio jurídico em que uma pessoa, chamada cedente, transfere a outra, chamada cessionário, os direitos de crédito que possui sobre determinada obrigação. Quanto ao aspecto formal da cessão de crédito, a regra geral é que a validade da declaração de vontade não depende de forma especial, a menos que a lei expressamente a exija. No caso da cessão de crédito, é possível realizar tanto por meio de instrumento particular quanto por instrumento público. No instrumento particular, é necessário que o documento contenha a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do cedente e do cessionário, a data e o objetivo da cessão, além da designação e extensão dos poderes conferidos. O terceiro com quem o cessionário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida. Já no instrumento público, a cessão de crédito é realizada por meio de um cartório, que providencia a formalização do ato. Nesse caso, é necessário seguir os procedimentos estabelecidos pelo cartório para a realização da cessão de crédito. É importante ressaltar que, em ambos os casos, é fundamental que haja o consentimento válido e expresso do cedente, bem como a aceitação do cessionário, para que a cessão de crédito seja efetivada de forma válida e legal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais