Buscar

Reflexões teóricas envolvendo a democracia, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa CORRETA: a) A Democracia é governo do povo, pelo pov...

Reflexões teóricas envolvendo a democracia, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa CORRETA:
a) A Democracia é governo do povo, pelo povo e para o povo, não cabendo, portanto, a possibilidade de representantes que possam intermediar a relação entre o povo e o Estado.
b) No Brasil, o regime politico vigente é a democracia direta, viabilizada pelo voto popular e sem representantes políticos
c) A consolidação democrática e o exercício pleno da democracia em paises com graves desigualdades sociais são altamente prováveis.
d) Em teoria da democracia, minorias são aqueles grupos que têm convicções corretas, enquanto os membros da maioria sustentam suas crenças incorretas a respeito da vontade geral.
e) Em meio as críticas direcionadas a insuficiência da representação democrática, a democracia semidireta surge enquanto proposta de complementação aos mecanismos tradicionais de decisāo politica.
7) A politica foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem (BONAVIDES, 1996). Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o excerto acima, bem como os conhecimentos adquiridos a partir das leituras da disciplina, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história politica?
8) No Sistema Federativo, "a superioridade do Estado federal sobre os Estados federados fica patente naqueles preceitos da Constituição federal que ordinariamente impõem limites aos ordenamentos políticos dos Estados-membros, em matéria constitucional, pertinentes à forma de governo, às relações entre os poderes, à ideologia, à competência legislativa, à solução dos litígios na esfera judiciária, etc. Sobre as leis que regem o Sistema federativo, destacam-se: "
9) ''Ela é potencialmente o governo em recesso, a força invisível fora do poder, mas pronta já para assumi-lo a qualquer instante desempenhando assim função necessária e indispensável à caracterização democrática do sistema". O trecho refere-se à:
10) Nota-se que ambos os aludidos paradigmas - do Estado Liberal e do Estado Social -, são redutores da complexidade da relação entre o público e o privado, e funcionam como os dois lados de uma mesma moeda, precisamente por enxergarem tais esferas sempre em conflito e por eliminarem uma das dimensões em favor da outra. Os autores em destaque sugerem que a dicotomia entre o Estado Liberal e o Estado Social veio a ser, pelo menos do ponto de vista jurídico, superada pelo:

a) Apenas a alternativa c está correta.
b) Apenas a alternativa e está correta.
c) As alternativas a, b, c, e, 7a, 8b, 9c e 10b estão corretas.
d) As alternativas a, b, c, e, 7a, 8b, 9c e 10a estão corretas.
e) As alternativas a, b, c, e, 7a, 8b, 9c e 10c estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Politica, estado, democracia - Atividade - Direito
4 pág.

Ed Democracia, Ética e Politicas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) As alternativas a, b, c, e, 7a, 8b, 9c e 10a estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais