Buscar

no dia a dia, é comum o uso da preposição “com” regendo o verbo: “Pedro namora com Maria”. A seguir, constam possíveis explicações para essa variaç...

no dia a dia, é comum o uso da preposição “com” regendo o verbo: “Pedro namora com Maria”. A seguir, constam possíveis explicações para essa variação na transitividade do verbo “namorar”. A única explicação que não condiz com a regra é:

Os mesmos processos de variação que ocorrem em “namorar com” também ocorrem em construções como “Pedro enamorou-se de Maria”.
a) A preposição “com” indica a presença de um objeto indireto.
b) A preposição “com” indica a presença de um objeto direto.
c) A preposição “com” indica a presença de um objeto indireto e um objeto direto.

Essa pergunta também está no material:

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO questionarios
14 pág.

Comunicação e Expressão Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A explicação que não condiz com a regra é a alternativa b) "A preposição 'com' indica a presença de um objeto direto". Na verdade, o verbo "namorar" é transitivo indireto, ou seja, exige a preposição "com" para indicar a pessoa com quem se está namorando. Portanto, a preposição "com" indica a presença de um objeto indireto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais