Buscar

1. Criticar a expressão “extinção do crédito tributário”. É correta a tradicional separação das causas de extinção prescritas no art. 156 do CTN em...

1. Criticar a expressão “extinção do crédito tributário”. É correta a tradicional separação das causas de extinção prescritas no art. 156 do CTN em modalidades de fato e modalidades de direito? Justifique.

A expressão “extinção do crédito tributário” não é a mais adequada, pois remete apenas ao crédito tributário, desvinculando os outros elementos necessários para que a extinção ocorra.
A expressão “extinção da obrigação tributária” é mais coerente, pois se refere à totalidade dos elementos que compõem a relação jurídica.
Não deve haver diferenciação entre as modalidades de fato e de direito das causas de extinção previstas no art. 156 do CTN, pois todas versam sobre as possibilidades jurídicas do contribuinte satisfazer a obrigação jurídico-tributária.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A expressão "extinção do crédito tributário" não é a mais adequada, pois ela se refere apenas ao crédito tributário, desconsiderando os demais elementos necessários para que a extinção ocorra. A expressão "extinção da obrigação tributária" é mais coerente, pois abrange a totalidade dos elementos que compõem a relação jurídica. Quanto à separação das causas de extinção prescritas no art. 156 do CTN em modalidades de fato e modalidades de direito, é importante destacar que todas elas versam sobre as possibilidades jurídicas do contribuinte satisfazer a obrigação jurídico-tributária. Portanto, não deve haver diferenciação entre essas modalidades, uma vez que todas estão relacionadas à extinção da obrigação tributária. Essa é uma visão crítica em relação à tradicional separação das causas de extinção e justifica a preferência pela expressão "extinção da obrigação tributária" em detrimento de "extinção do crédito tributário".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais