Buscar

2. O que é transmissão “causa mortis” e o que é doação? Fundamente sua resposta no que dispõe a legislação do código civil, artigo 1784, e no art. ...

2. O que é transmissão “causa mortis” e o que é doação? Fundamente sua resposta no que dispõe a legislação do código civil, artigo 1784, e no art. 110 do Código Tributário Nacional.

a) Transmissão causa mortis é a transferência de bens de uma pessoa falecida para seus herdeiros legítimos e testamentários, enquanto a doação é a transferência de bens ou vantagens de uma pessoa para outra sem contraprestação.
b) A transmissão causa mortis é regulamentada pelo artigo 1784 do Código Civil, enquanto a doação é regulamentada pelo artigo 538 do mesmo diploma legal.
c) O artigo 110 do Código Tributário Nacional estabelece que o imposto sobre transmissão causa mortis e doação (ITCMD) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Transmissão causa mortis é a transferência de bens de uma pessoa falecida para seus herdeiros legítimos e testamentários, enquanto a doação é a transferência de bens ou vantagens de uma pessoa para outra sem contraprestação". A transmissão causa mortis é regulamentada pelo artigo 1784 do Código Civil, que estabelece que a sucessão abre-se no momento da morte do autor da herança, transmitindo aos herdeiros a titularidade e a posse dos bens deixados pelo falecido. Já a doação é regulamentada pelo artigo 538 do mesmo diploma legal, que define a doação como um contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. O artigo 110 do Código Tributário Nacional estabelece que o imposto sobre transmissão causa mortis e doação (ITCMD) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais