Buscar

O termo Responsabilidade civil do Estado é aplicado em todo caso onde há a necessidade do Estado de reparar danos causados ao terceiro por meio de ...

O termo Responsabilidade civil do Estado é aplicado em todo caso onde há a necessidade do Estado de reparar danos causados ao terceiro por meio de sua máquina burocrática. Assim, com referência ao instituto é CORRETO afirmar:

O Estado tem responsabilidade civil pelos danos que seus servidores públicos, nessa qualidade, causarem a terceiros.
A responsabilidade civil do Estado somente se configura no caso de conduta culposa do Estado, sem direito de promover ação de regresso em face do servidor público responsável pelo dano.
No caso de responsabilidade civil do Estado, este poderá promover ação de regresso em face do servidor público responsável pelo dano, cuja responsabilidade civil será objetiva, independentemente de culpa, perante o Estado.
O caso fortuito ou de força maior não permitem a exclusão da responsabilidade civil do Estado em nenhuma hipótese.
A responsabilidade civil do Estado somente se configura no caso de conduta culposa do Estado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O Estado tem responsabilidade civil pelos danos que seus servidores públicos, nessa qualidade, causarem a terceiros." A responsabilidade civil do Estado é uma obrigação que o Estado tem de reparar os danos causados a terceiros em decorrência de sua atuação ou omissão. Essa responsabilidade é objetiva, ou seja, independe de culpa, e decorre do risco administrativo inerente à atividade estatal. Assim, o Estado é responsável pelos danos causados por seus agentes públicos, independentemente de culpa, desde que estejam agindo em razão de suas funções públicas. Além disso, o Estado pode promover ação de regresso em face do servidor público responsável pelo dano, cuja responsabilidade civil também será objetiva. As demais alternativas estão incorretas, pois a responsabilidade civil do Estado não se configura apenas no caso de conduta culposa, e o caso fortuito ou de força maior pode, sim, excluir a responsabilidade civil do Estado em algumas hipóteses.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais