Buscar

A teoria demográfica proposta por Thomas Malthus (1766 – 1834) constituiu-se como um dos referenciais importantes no âmbito do Desenvolvimento Econ...

A teoria demográfica proposta por Thomas Malthus (1766 – 1834) constituiu-se como um dos referenciais importantes no âmbito do Desenvolvimento Econômico e da Geografia Econômica, devendo assim ser analisada a partir de seus componentes estruturais. A partir do conteúdo destacado pelo texto-base, avalie as opções que se seguem e assinale a correta.

O ‘ponto da crise’, definido na teoria de Malthus, definia uma situação na qual a disponibilidade de alimentos chega a um nível igual a zero, em decorrência do esgotamento de recursos naturais.
Malthus contestava a Lei dos Rendimentos Decrescentes, que afirmava que a aplicação de recursos produtivos aumenta a produtividade de uma mercadoria, reduzindo seu preço.
A abordagem de Malthus definia que a economia tinha uma tendência crescente de oferta de recursos para consumo da população, em escala geométrica.
De acordo com Malthus, havia um descompasso importante, e negativo, entre o crescimento da população e a disponibilidade de recursos naturais para consumo da população.
O modelo de Malthus define a ocorrência de problemas sociais graves em decorrência do crescimento da disponibilidade de alimentos para além do ‘ponto da crise’.
X

Essa pergunta também está no material:

Geografia: Desenvolvimento, Migração e Censo
4 pág.

Geografia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Couto

De acordo com Malthus, havia um descompasso importante, e negativo, entre o crescimento da população e a disponibilidade de recursos naturais para consumo da população. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais