Buscar

Considerando o contexto apresentado, relacione como a ética profissional se faz presente dentro do exercício da arquitetura e do urbanismo. Para s...

Considerando o contexto apresentado, relacione como a ética profissional se faz presente dentro do exercício da arquitetura e do urbanismo.

Para ser um bom profissional de Arquitetura e Urbanismo, é fundamental ter uma postura que represente uma imagem profissional, ter uma carreira pautada por princípios éticos, o arquiteto e urbanista deve defender o interesse público e respeitar o teor das leis que regem o exercício profissional.
A arquitetura e urbanismo, carrega em sua história uma responsabilidade com os propósitos humanísticos, assim como a preservação socioambiental e a identidade cultural dos povos. Desse modo, é praticamente impossível dissociarmos essa profissão dos princípios éticos e de sua função social.
O arquiteto e urbanista deve considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.
O arquiteto e urbanista deve respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus serviços profissionais.
O Código de Ética e Disciplina é uma ferramenta essencial para as boas práticas profissionais, pautadas na ética e na responsabilidade social. Apresenta os parâmetros de conduta para uma atuação íntegra do arquiteto e urbanista.
Em suas obrigações gerais, o arquiteto e urbanista deve se responsabilizar pelos trabalhos que executa. Caso o profissional se depare com uma situação que extrapole os limites de suas atribuições, ele próprio deve se declarar impedido de assumir tal serviço.
Para ter uma carreira bem sucedida, e livre de sanções ético-disciplinares o profissional de Arquitetura e Urbanismo deve possuir capacidade técnica, não receber Reserva Técnica ou comissão, regularizar sua proposta técnica através de um contrato, reconhecer e registrar a coautoria de projetos em parceria, para alterar o projeto de outro profissional, você precisa de autorização, placa com dados de identificação na obra, manter informação pública e visível.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 01 - legislaçao passei direto
2 pág.

Legislação e Prática Profissional Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentro do exercício da arquitetura e do urbanismo, a ética profissional se faz presente de diversas formas. Alguns exemplos são: 1. Postura profissional: É importante que o arquiteto e urbanista tenha uma postura que represente uma imagem profissional, agindo de forma ética e responsável em todas as suas atividades. 2. Defesa do interesse público: O profissional deve sempre buscar defender o interesse público em suas ações, considerando o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade. 3. Respeito às leis: O arquiteto e urbanista deve respeitar o teor das leis que regem o exercício profissional, garantindo que suas atividades estejam em conformidade com as normas e regulamentos vigentes. 4. Preservação socioambiental e identidade cultural: A arquitetura e o urbanismo têm a responsabilidade de preservar a identidade cultural dos povos e promover a preservação socioambiental. O profissional deve considerar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual está prestando seus serviços. 5. Código de Ética e Disciplina: O Código de Ética e Disciplina é uma ferramenta essencial para as boas práticas profissionais, estabelecendo os parâmetros de conduta para uma atuação íntegra do arquiteto e urbanista. Esses são apenas alguns exemplos de como a ética profissional se faz presente no exercício da arquitetura e do urbanismo. É fundamental que o profissional esteja consciente de sua responsabilidade ética e busque sempre agir de acordo com os princípios éticos da profissão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais