Buscar

O que você deve saber? Saber que da sentença cabe apelação. Art. 1.009 do CPC. Obs.: Memorizar o 1.012 do CPC. Hipóteses de cabimento do Agravo de...

O que você deve saber?

Saber que da sentença cabe apelação. Art. 1.009 do CPC. Obs.: Memorizar o 1.012 do CPC.
Hipóteses de cabimento do Agravo de Instrumento: Art. 1.015 do CPC.
Hipóteses de cabimento de Embargos de Declaração. Art. 1.022 do CPC.
Hipóteses de cabimento do Recurso Ordinário. Art. 1.027 do CPC.
Recurso Extraordinário: quando viola a CF – STF quem julga.
Recurso Especial: quando viola a Lei Federal – STJ quem julga.
Os pressupostos recursais são analisados no exercício do juízo de admissibilidade e tem por finalidade averiguar o preenchimento dos requisitos formais dos recursos. Somente após essa análise formal (dos pressupostos recursais) é que podemos passar para a análise do mérito dos recursos, com o desprovimento ou provimento – parcial ou total – do recurso. Na análise de mérito, o tribunal irá avaliar se os argumentos trazidos pela parte são suficientes para impor a reforma à sentença, por vícios formais (error in procedendo), tal como uma sentença extra petita ou uma sentença sem fundamentação, ou por vícios de mérito (error in iudicando), que se refere ao conteúdo do ato decisório, por vícios fáticos ou jurídicos na decisão do magistrado.

Essa pergunta também está no material:

10SEMANA-OABXXXV-_unlocked
18 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Jaci Silva

O Artigo 1.009 do Código de Processo Civil (CPC) estabelece que, em regra, das decisões proferidas em primeira instância cabe apelação. A apelação é um recurso utilizado para impugnar uma sentença judicial com o objetivo de obter sua reforma ou anulação, total ou parcial.

De acordo com o dispositivo citado, a apelação pode ser interposta contra qualquer decisão proferida pelo juiz de primeira instância que põe fim ao processo ou que impede a sua continuidade. Isso inclui, por exemplo, sentenças de mérito, que decidem sobre o pedido principal do processo, bem como decisões interlocutórias, que são aquelas proferidas no curso do processo e não possuem caráter definitivo.

Vale ressaltar que existem algumas situações em que a legislação prevê recursos diferentes da apelação, como o agravo de instrumento, utilizado para impugnar decisões interlocutórias, e o recurso especial ou extraordinário, que são interpostos perante tribunais superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal) para tratar de questões específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais