Buscar

Sobre o procedimento de licitação pública para as contratações de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, analise as afirmaco...

Sobre o procedimento de licitação pública para as contratações de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.

a. O procedimento de licitação pública tem fundamento constitucional, sendo obrigatório, em qualquer hipótese, para contratação de bens, obras, compras e alienações pela administração pública federal, independentemente do âmbito federativo: União, estados, municípios e Distrito Federal.
b. O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado.
c. A licitação prévia às contratações pela administração pública é regra que admite exceção a ser definida conforme o poder discricionário do gestor público.
d. Quando o legislador ordinário permitir que a administração pública contrate sem licitação prévia, esta estará dispensada de seguir um procedimento administrativo determinado.
e. Nas contratações sem licitação, a administração pública continua obrigada a realizar a melhor contratação possível, sem que seja necessário, contudo, dar tratamento igualitário a todos os possíveis contratantes.
a. A
b. B
c. C
d. D
e. E

Essa pergunta também está no material:

Contratações Diretas na Nova Lei de Licitações Exercício Avaliativo - Módulo 1
4 pág.

Direito Administrativo I Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado." Justificativa: A licitação é um procedimento obrigatório para a contratação de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, conforme previsto na Constituição Federal. O princípio da supremacia do interesse público é um dos fundamentos da função administrativa do Estado e, portanto, é o fundamento para o dever de licitar. A alternativa A está correta em parte, pois a licitação é obrigatória em qualquer hipótese para a União, estados, municípios e Distrito Federal, mas não é obrigatória em qualquer hipótese para contratações de bens, obras, compras e alienações pela administração pública federal. A alternativa C está incorreta, pois a exceção à regra da licitação deve ser definida em lei e não conforme o poder discricionário do gestor público. A alternativa D está incorreta, pois mesmo nas hipóteses em que a lei permite a contratação sem licitação, a administração pública deve seguir um procedimento administrativo determinado. A alternativa E está incorreta, pois nas contratações sem licitação, a administração pública deve dar tratamento igualitário a todos os possíveis contratantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais