Logo Passei Direto
Buscar

Geografia Urbana

Colégio Objetivo
A partir da década de 1990, no Brasil, veio crescendo a produção no desenvolvimento do turismo nas áreas urbanas. Esse tipo de turismo vincula-se aos estudos do urbano e à noção das rugosidades espaciais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Prédios históricos que ainda fazem parte da paisagem de muitas cidades são exemplos de rugosidades de apelo turístico.
II- Práticas culturais, como rodas de samba e de capoeira, por exemplo, podem ser consideradas patrimônios imateriais e fazem parte da relação das pessoas com locais específicos da cidade.
III- Elementos naturais, comentados em obras de arte ou registros antigos de representação da paisagem, não são rugosidades, tampouco são objeto de interesse turístico.
IV- As ações de tombamento se referem apenas à importância de prédios ou objetos, sem haver a necessidade de preservá-los no espaço geográfico.
Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: As sentenças II e IV estão corretas. A sentença I está incorreta, pois prédios históricos são exemplos de rugosidades de apelo turístico. A sentença II está correta, pois práticas culturais podem ser consideradas patrimônios imateriais e fazem parte da relação das pessoas com locais específicos da cidade. A sentença III está incorreta, pois elementos naturais podem ser considerados rugosidades e objeto de interesse turístico. A sentença IV está correta, pois as ações de tombamento visam preservar prédios ou objetos de importância histórica ou cultural no espaço geográfico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Ao pensarmos em patrimônio e turismo, é adequado entendermos que a ideia de patrimônio cultural é abrangente e ultrapassa as paredes dos antigos casarios e dos tetos maravilhosos das igrejas que foram pintadas à mão.
PORQUE
II- Patrimônio cultural é tudo aquilo que constitui um bem apropriado pelo homem, com suas características únicas e particulares.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

I- Ao pensarmos em patrimônio e turismo, é adequado entendermos que a ideia de patrimônio cultural é abrangente e ultrapassa as paredes dos antigos casarios e dos tetos maravilhosos das igrejas que foram pintadas à mão.
II- Patrimônio cultural é tudo aquilo que constitui um bem apropriado pelo homem, com suas características únicas e particulares.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Com relação aos critérios de identificação dos aglomerados subnormais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A precariedade de serviços públicos essenciais e a presença de construções não regularizadas por órgãos públicos são alguns dos critérios verificados para a classificação dos espaços.
( ) Um dos critérios adotados refere-se à ocupação ilegal da terra, ou seja, construção em terrenos de propriedade alheia (pública ou particular) no momento atual ou em período recente.
( ) Um dos critérios adotados diz respeito à presença de imóveis regularizados, desde que sejam construídos em propriedade privada e escriturados.
( ) A observação aos padrões de urbanização vigentes são considerados um dos critérios de enquadramento e abarcam aspectos como vias de circulação estreitas e de alinhamento irregular e lotes de tamanhos e formas desiguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - F

A precariedade de serviços públicos essenciais e a presença de construções não regularizadas por órgãos públicos são alguns dos critérios verificados para a classificação dos espaços.
Um dos critérios adotados refere-se à ocupação ilegal da terra, ou seja, construção em terrenos de propriedade alheia (pública ou particular) no momento atual ou em período recente.
Um dos critérios adotados diz respeito à presença de imóveis regularizados, desde que sejam construídos em propriedade privada e escriturados.
A observação aos padrões de urbanização vigentes são considerados um dos critérios de enquadramento e abarcam aspectos como vias de circulação estreitas e de alinhamento irregular e lotes de tamanhos e formas desiguais.
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - F

Com relação aos problemas estruturais responsáveis pelo quadro da distribuição espacial do acesso à água encontrada no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Um dos problemas relacionado à dificuldade de acesso à água refere-se à baixa capacidade de adequadamente planejar e executar as obras.
( ) As relações interfederativas vinculadas à gestão do acesso à água no Brasil são claras, eficientes e amistosas
( ) O baixo nível de fiscalização sobre a correta e responsável aplicação de recursos públicos em obras destinadas ao acesso à água é um dos desafios enfrentados no Brasil.
( ) Existe uma grande distância entre o caráter pontual das intervenções relacionadas ao acesso à água e ao seu respectivo enquadramento em um planejamento urbano de longo prazo.

O Brasil ganhou a partir da década de 1950 dois importantes modelos de planejamento urbano desenvolvidos nas cidades de Brasília (inteiramente planejada) e Curitiba. No entanto, mesmo nessas cidades, as diferenças sociais se fazem notar no espaço. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Antes da construção de Brasília não havia sido executado nenhum plano de urbanismo no Brasil.
II- Um grande diferencial no planejamento da cidade de Curitiba foi o investimento no transporte coletivo de modelo integrado.
III- Em torno de Brasília se formaram as cidades satélites reconhecidas pelo alto nível de qualidade de vida.
IV- Curitiba notabilizou-se pelo investimento crescente no transporte individual, ampliando consideravelmente as vias de acesso por toda malha urbana.
A - Somente a sentença III está correta.
B - As sentenças I e III estão corretas.
C - As sentenças II e IV estão corretas.
D - As sentenças I e IV estão corretas.

Sobre a relação entre qualidade de vida e espaço urbano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O nível de qualidade de vida nas áreas urbanas é fortemente afetado pela funcionalidade dos serviços básicos, como transporte, acesso à rede de saneamento, saúde, educação e lazer.
( ) O Estado não tem obrigação em fornecer espaços públicos e gratuitos de convivência à população urbana
( ) A presença de parques públicos tem impactado positivamente as populações das cidades em que eles são mais numerosos.
( ) A falta de uma rede eficaz de saneamento ainda é um dos grandes entraves na melhora da qualidade de vida das populações periféricas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - F.
B V - F - V - V.
C V - F - F - F.
D F - V - V - F.

Em decorrência de um processo de urbanização pouco planejado, diversas cidades brasileiras sofrem com problemas decorrentes da deficiência do sistema de saneamento básico. O acesso à água é uma das dificuldades enfrentadas por diversas pessoas. Sobre esse problema, analise as sentenças a seguir:
I- Em algumas regiões do Brasil, sobretudo no Nordeste e no Norte, existem camadas da população que não possuem nenhuma forma de abastecimento de água em suas residências.
II- Quando os moradores de uma residência não dispõem de canalização interna da água, eles apanham a água que será utilizada em suas casas em fonte pública, poço, bica etc., localizados fora da propriedade e sem distribuição interna no domicílio.
III- No Brasil, a utilização de poços e nascentes é vedada pela maior parte dos municípios, tendo em vista os riscos e perigos que esta modalidade de abastecimento oferece para os moradores das grandes cidades.
IV- Parte da população brasileira tem acesso à água, embora não disponham de canalização interna e utilizam, por exemplo, uma rede geral, canalizada para a propriedade, sem haver distribuição interna no domicílio.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina