Buscar

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre aspectos semânticos e estilísticos do texto. ( ) Em “É proveitoso ler de fio a pav...

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre aspectos semânticos e estilísticos do texto.
( ) Em “É proveitoso ler de fio a pavio um livro sem saber nada...”, a expressão em destaque, sem prejuízo para o sentido, pode ser substituída por “integralmente”.
( ) Na frase “A aldeia se põe em polvorosa”, identifica-se a figura de linguagem denominada onomatopeia, pois há palavras cuja sonoridade está associada à coisa representada, no caso, a aldeia.
( ) Na passagem “Deve aliciar, agradar, bajular, enganar, mentir, roubar.”, há uma enumeração de verbos que caracteriza um tipo de figura de linguagem denominada anáfora.
( ) No trecho “O herói da resignação imagina que o fuzilamento era justo: "Que motivo haveria para executar alguém que não fosse mau?".”, a figura de linguagem presente é a ironia, pois o narrador apresenta uma situação oposta àquela que deseja expressar.
( ) Na passagem “...o público seguia a carroça como formigas.”, a figura de linguagem presente é a metáfora, pois há uma comparação entre o público e as formigas.



a) V, F, F, F, F.
b) F, V, F, F, V.
c) V, F, V, F, V.
d) F, F, V, V, F.
e) V, V, F, V, V.

Essa pergunta também está no material:

Enigmas do Ah Q, de Lu Xun
24 pág.

Administração Financeira de Longo Prazo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As respostas corretas são:
a) V, F, F, F, F.
Explicação:
- (V) Em “É proveitoso ler de fio a pavio um livro sem saber nada...”, a expressão em destaque, sem prejuízo para o sentido, pode ser substituída por “integralmente”; - (F) Na frase “A aldeia se põe em polvorosa”, identifica-se a figura de linguagem denominada personificação, pois a aldeia é personificada, ou seja, recebe características humanas; - (F) Na passagem “Deve aliciar, agradar, bajular, enganar, mentir, roubar.”, há uma enumeração de verbos que caracteriza um tipo de figura de linguagem denominada polissíndeto; - (F) No trecho “O herói da resignação imagina que o fuzilamento era justo: "Que motivo haveria para executar alguém que não fosse mau?".”, a figura de linguagem presente é a hipérbole, pois há uma exagero na ideia de que o fuzilamento seria justo; - (F) Na passagem “...o público seguia a carroça como formigas.”, a figura de linguagem presente é a comparação, pois há uma comparação explícita entre o público e as formigas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais