Logo Passei Direto
Buscar

Projeto de Arquitetura

Colégio Objetivo

1. Pergunta 1 Determinar a conexão entre os espaços é uma etapa fundamental para estabelecer um programa funcional, que atenda às necessidades do u...

1. Pergunta 1
Determinar a conexão entre os espaços é uma etapa fundamental para estabelecer um programa funcional, que atenda às necessidades do usuário e que lhe permita ter um bom aproveitamento dos espaços, com pleno exercício das funções necessárias para o desenvolvimento das atividades dentro do ambiente construído. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas pré-projetuais, é possível afirmar que é através do fluxograma que podemos visualizar as interações entre os ambientes do programa, porque:


1. permite hierarquizar as funções dentro do espaço proposto, sem influenciar diretamente na planta baixa.
2. é uma ferramenta projetual utilizada antes da coleta de dados, para que o projetista já possua uma proposta prévia.
3. trata-se do cálculo das áreas necessárias para a ocupação do programa no devido terreno.
4. é uma ferramenta prática e intuitiva, que melhor permite determinar a circulação dos usuários e a distribuição espacial. Resposta correta
5. é a partir dele que o projetista constrói a sua interpretação do tema destinado a futura edificação.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a número 4: "é uma ferramenta prática e intuitiva, que melhor permite determinar a circulação dos usuários e a distribuição espacial." O fluxograma é uma ferramenta que permite visualizar as interações entre os ambientes do programa, facilitando a determinação da circulação dos usuários e a distribuição espacial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. Pergunta 2
Várias ferramentas gráficas de organização podem auxiliar o projetista no desenvolvimento da proposta arquitetônica, sintetizando as informações adquiridas através do solicitante acerca do programa. A utilização dessas ferramentas não se limita apenas ao campo da arquitetura e são largamente utilizadas também em outras áreas de atuação. Os organogramas e o fluxogramas são dois dos diagramas mais utilizados nas etapas pré-projetuais do processo arquitetônico. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas pré-projetuais, pode-se afirmar que o organograma consiste em um diagrama de grande importância a ser utilizado pelo projetista, principalmente em projetos mais complexos, porque:


1.
2.
3. permite a visualização das interações entre os ambientes do programa, de forma prática e intuitiva.
4. permite hierarquizar as funções dentro do espaço proposto, sem influenciar diretamente na planta baixa. Resposta correta
5. é uma ferramenta projetual utilizada antes da coleta de dados, para que o projetista já possua uma proposta prévia.

4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir: “O projeto, enquanto organização espacial e formal do programa, é capaz de indicar sua função, mas não necessariamente sua utilidade, seu uso efetivo. A diferença entre função e uso é um bom mote para a reflexão acerca da condição atual do programa no projeto e, consequentemente, na sociedade atual. A função de um edifício corresponde à


Relações entre o projeto de arquitetura, o espaço urbano e o homem. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espaço urbano e a arquitetura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A arquitetura como ambiente construído está intrinsecamente conectada a dinâmica urbana. Porque: II. A política de mobilidade possui o dever permitir a acessibilidade de todos os cidadãos, assim como a arquitetura. A seguir, assinale a alternativa correta:

I. A arquitetura como ambiente construído está intrinsecamente conectada a dinâmica urbana.
II. A política de mobilidade possui o dever permitir a acessibilidade de todos os cidadãos, assim como a arquitetura.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas do projeto arquitetônico, analise os procedimentos e ordene as etapas a seguir, de acordo com a sequência que ocorre após o briefing e a obtenção do programa de necessidades. ( ) Estudo Preliminar. ( ) Projeto Legal. ( ) Estudo de Viabilidade. ( ) Projeto Executivo. ( ) Anteprojeto. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


1. 5, 3, 1, 2, 4.
2. 2, 4, 1, 5, 3.
3. 2, 3, 1, 4, 5.
4. 1, 3, 2, 4, 5.
5. 1, 4, 3, 5, 2.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas ré-projetuais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O pré-dimensionamento é uma etapa projetual cujo foco está na tridimensionalidade. Porque: II. A determinação das áreas dos espaços, utilizando a escala humana como base, pode ser feita através de croquis ou confeccionando-se um quadro de áreas. A seguir, assinale a alternativa correta:

I. O pré-dimensionamento é uma etapa projetual cujo foco está na tridimensionalidade.
II. A determinação das áreas dos espaços, utilizando a escala humana como base, pode ser feita através de croquis ou confeccionando-se um quadro de áreas.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina