Logo Passei Direto
Buscar

Saúde da Mulher

Colégio Objetivo
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2015 para substituir a expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). São modos de transmissão das IST, exceto:

Via sexual.
Eventualmente via sanguínea.
Via placenta, parto.
Amamentação.
Frequentemente via respiratória.
A) Via sexual.
B) Eventualmente via sanguínea.
C) Via placenta, parto.
D) Amamentação.
E) Frequentemente via respiratória.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2015 para substituir a expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Os modos de transmissão das IST são: via sexual, eventualmente via sanguínea, via placenta e parto, e amamentação. A transmissão frequente via respiratória não é um modo de transmissão das IST. Portanto, a alternativa correta é a letra E) Frequentemente via respiratória.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual das alternativas abaixo corresponde às ações dos cuidados primários para o câncer de mama?


A) Estimulam a manutenção do peso das pacientes em uma faixa saudável e a prática de atividades físicas e aconselha a redução do consumo de álcool e a cessação do tabagismo.
B) Realizam rastreamento conforme indicação e coordenam o cuidado dos casos positivos, fazendo a ponte com outros pontos da rede de atenção especializada quando indicado.
C) Dão atenção às queixas de alterações reportadas e realizam a investigação necessária visando a detecção precoce, encaminhando para a atenção especializada quando indicado.
D) Auxiliam a reabilitação, o retorno às atividades e a reinserção na comunidade; orientam cuidados; mantêm o acompanhamento clínico e o controle da doença; orientam quanto aos direitos dos portadores de câncer e facilitam o acesso a eles quando necessário.
E) Evitam ações com benefícios incertos para a paciente e a protegem de ações potencialmente danosas, não solicitando mamografia de rastreamento na população menor de 50 anos e maior de 70 anos ou com periodicidade menor de dois anos; não estimulam o rastreamento; realizam rastreamento de forma individualizada, fornecendo informações claras quanto aos benefícios e riscos da ação e compartilhando as decisões com o usuário.

A Lei n. 10.778, publicada em 24 de novembro de 2003, estabelece a notificação compulsória no território nacional dos casos de violência contra a mulher atendida nos serviços de saúde, públicos ou privados. Ela define que a violência contra a mulher inclui violência física, sexual e psicológica que tenha ocorrido:


A) Estão corretas as afirmativas I e II.
B) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
C) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I e III.
E) Estão corretas as afirmativas I e II.

Estatísticas comprovam que as mulheres vivem mais do que os homens em função de suas vantagens biológicas e comportamentais. Assinale a alternativa que corresponde a fatores comportamentais que elevam a expectativa de vidas das mulheres brasileiras.


A) Constituição genética.
B) Ação hormonal.
C) Atividade do sistema imunológico.
D) Menor exposição ao tabagismo, álcool e alimentação não saudável.
E) Idade e gênero.

Sobre a humanização da assistência no parto e nascimento, a OMS estabelece como competências fundamentais do profissional da saúde durante a assistência ao parto normal. São elas:

Dar apoio à mulher, ao seu parceiro e a sua família durante o trabalho de parto, no momento do nascimento e no pós-parto.
Observar a parturiente, monitorar o estado fetal e posteriormente, o estado do recém-nascido; avaliar os fatores de risco; detectar os problemas precocemente.
Realizar intervenções se necessário; prestar os cuidados ao recém-nascido após o nascimento.
Encaminhar a parturiente a um nível de assistência mais complexo, caso surjam fatores de risco ou complicações que justifiquem.
Realizar preferencialmente parto cesárea, evitando que a mulher sofra dor no trabalho de parto.
A) Estão corretas as afirmativas I, II e V.
B) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
C) Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I e III.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Segundo a Portaria n. 353, de 14 de fevereiro de 2017, que aprovou as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal para utilização no SUS e na saúde suplementar no Brasil, com o objetivo de sintetizar e avaliar sistematicamente a informação científica disponível em relação às práticas mais comuns na assistência ao parto e ao nascimento, baseada nas melhores evidências científicas disponíveis, fornecendo subsídios e orientação a todos os envolvidos no cuidado (mulher, profissionais e gestores de saúde), no intuito de promover, proteger e incentivar o parto normal. Sobre o parto normal, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:

De início espontâneo, com baixo risco no início do trabalho de parto, permanecendo assim durante todo o processo até o nascimento.
O bebê nasce espontaneamente, em posição cefálica de vértice, com entre 37 e 42 semanas completas de gestação. Após o nascimento, mãe e filho estão em boas condições.
Para uma assistência segura durante o parto normal, o profissional deve basear-se na premissa de que deve existir uma razão válida para interferir no processo natural.
Observar a parturiente, monitorar o estado fetal e posteriormente, o estado do recém-nascido, avaliar os fatores de risco, detectar problemas precocemente.
A) Estão corretas as afirmativas I e II.
B) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
C) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I e III.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina