Buscar

Disserte sobre os tipos de dietas enterais quanto ao seu tipo de complexidade e característica da proteína.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As dietas enterais são classificadas de acordo com a complexidade de sua composição e a característica da proteína utilizada. Existem três tipos principais de dietas enterais: 1. Dieta Elementar: é uma dieta enteral com baixa complexidade, pois é composta por nutrientes simples, como aminoácidos, glicose e ácidos graxos. A proteína utilizada é hidrolisada, ou seja, quebrada em pequenas moléculas para facilitar a digestão e absorção. É indicada para pacientes com problemas de absorção intestinal ou alergias alimentares. 2. Dieta Padrão: é uma dieta enteral com média complexidade, pois é composta por nutrientes mais complexos, como proteínas intactas, carboidratos e gorduras. A proteína utilizada é geralmente caseína ou proteína do soro do leite. É indicada para pacientes com necessidades nutricionais normais. 3. Dieta Especializada: é uma dieta enteral com alta complexidade, pois é composta por nutrientes específicos para atender às necessidades nutricionais de pacientes com condições médicas específicas, como doença renal, hepática ou pulmonar. A proteína utilizada pode ser hidrolisada ou intacta, dependendo da condição médica do paciente. É importante lembrar que a escolha da dieta enteral deve ser feita por um profissional de saúde capacitado, levando em consideração as necessidades nutricionais e condições médicas do paciente.

0
Dislike0
User badge image

Karin Vieira de Melo

Considerando que existem vários tipos de dietas enterais, um nutricionista capacitado deve fazer a escolha da fórmula e da administração adequada para aplicação no paciente.


Os tipos de dietas enterais, complexidade e característica proteica:


- Artesanal ou caseira; industrializada.


- Completa: contendo todos os nutrientes ( proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas e minerais).

- Incompleta ou módulos: composta por apenas um nutriente, não podendo ser fonte exclusiva da alimentação. Os limites máximo e mínimo presente em cada módulo dependerá da necessidade do paciente, pode ser constituída por proteínas intactas ou hidrolisadas, ou aminoácidos isolados ou associados, ou por micronutrientes como vitaminas e minerais, isolados ou associados.


- Teor de Macronutrientes: classificadas em hipocalórica, normocalórica, hipercalórica, lipídica ou glicídica. Classificadas de acordo com a sua densidade calórica.


BASEADAS NA APRESENTAÇÃO DAS PROTEÍNAS:

- Polimérica: macronutrientes intactos (polipeptídeos)

- Oligomérica: nutrientes parcialmente hidrolisados.

- Elementar: hidrolisação completa (Proteínas na forma de aminoácidos).


- Hipotônica, Isotônica e Hipertônica: a osmolaridade de uma dieta enteral é atribuída ao número de partículas dissolvidas na solução.


- Padrão: macro e micronutrientes para população saudável, mantendo ou melhorando o estado nutricional.

- Especializada (específica ou modificada): implica na ausência, redução ou aumento de nutrientes obrigatórios, além de adição de substâncias não previstas para atender alguma condição especial. Como exemplo podemos citar as fórmulas pediátricas para crianças com menos de 10 anos.






0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais