Buscar

O direito previdenciário é uma área de estudos e atuação do direito público, voltada à previdência social e, também à seguridade social. O direito ...

O direito previdenciário é uma área de estudos e atuação do direito público, voltada à previdência social e, também à seguridade social. O direito previdenciário disciplina a Previdência Social, regulamentando, aplicando e defendendo as relações entre os beneficiários da previdência social, as contribuições que custeiam a mesma, a relação do Estado e das organizações privadas nesse cenário. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 6º, regulamenta que o direito previdenciário é considerado um direito fundamental, defendendo o direito do cidadão a ter acesso aos seus direitos constitucionais. Sendo assim, qual é o âmbito de atuação do direito previdenciário?

Escolha a resposta certa:

A) 

A atuação do direito previdenciário está na regulamentação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), co-responsável junto com o Senado Federal pela manutenção da previdência social pública do Brasil.

B) 

A atuação do direito previdenciário está na regulamentação do STF, co-responsável junto com o INSS pela manutenção da previdência social pública do Brasil.

C) 

A atuação do direito previdenciário está na regulamentação do Instituto Regional de Seguridade Social, responsável pela manutenção da previdência social pública do Brasil.

D) 

A atuação do direito previdenciário está na regulamentação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pela manutenção da previdência social pública do Brasil.

E) 

A atuação do direito previdenciário está na regulamentação do STJ, co-responsável junto com o INSS pela manutenção da previdência social pública do Brasil.


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D: "A atuação do direito previdenciário está na regulamentação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pela manutenção da previdência social pública do Brasil." O direito previdenciário é uma área do direito público que trata da previdência social e da seguridade social, regulamentando, aplicando e defendendo as relações entre os beneficiários da previdência social, as contribuições que custeiam a mesma, a relação do Estado e das organizações privadas nesse cenário. O INSS é o órgão responsável pela manutenção da previdência social pública do Brasil, e o direito previdenciário atua na regulamentação desse órgão.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais