Buscar

Leia o texto a seguir: “Art.83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem rece...

Leia o texto a seguir:

“Art.83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.

Com esse artigo, a lei inicia as disposições que orientarão o exercício das funções contábeis na Administração Pública, impondo à contabilidade, como técnica processadora de informações para o controle e avaliação da gestão patrimonial, as regras que deverão evidenciar-se através dos registros e relatórios em que se louvarão as decisões administrativas.”

Fonte: MACHADO J.; REIS, H. A Lei 4320 Comentada e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 31ª edição. Rio de Janeiro: IBAM, 2002, p.185.

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, qual das descrições a seguir melhor se encaixa ao conceito, princípios, sistemas e importância da Contabilidade Pública?

Grupo de escolhas da pergunta



A Contabilidade Pública também é chamada de Contabilidade Governamental, porém difere da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.


É o ramo da Contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organização e execução das finanças públicas, o patrimônio público e suas variações.


No Brasil, a Contabilidade Pública advém diretamente da legislação. O principal dispositivo legal é a Lei 4.320/64 e não houve atualizações relevantes desde então.


Através de seus registros, é possível estudar e interpretar os fatos financeiros, não econômicos, que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa jurídica.


A Contabilidade Pública, diferente da privada, não é regida pela doutrina básica da ciência contábil e, portanto, não tem obrigação de seguir seus princípios.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a descrição que melhor se encaixa ao conceito, princípios, sistemas e importância da Contabilidade Pública é: "É o ramo da Contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organização e execução das finanças públicas, o patrimônio público e suas variações."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais