Buscar

Considere a seguir o trecho de uma notícia: “Conforme o Boletim de Ocorrência, a idosa contou que recebeu uma ligação em seu telefone fixo, por vol...

Considere a seguir o trecho de uma notícia: “Conforme o Boletim de Ocorrência, a idosa contou que recebeu uma ligação em seu telefone fixo, por volta das 18h. A pessoa se identificou como funcionário do setor de segurança de um banco e falou que o cartão da vítima tinha sido usado para a realização de compras que não condiziam com o perfil da senhora e que precisava ser cancelado. Caso não fosse feito o cancelamento, a mulher teria que pagar as compras feitas, no valor de R$ 1.800. O atendente informou que faria a transferência da ligação para a central de atendimento. Então, a vítima foi comunicada que um funcionário do banco iria até a sua casa recolher o cartão e a senha, e que ela precisaria fazer uma ‘declaração de próprio punho’ com as informações.” Fonte: G1 PRESIDENTE PRUDENTE. Em ligação, idosa é orientada a entregar cartão e senha para suposto funcionário de banco e cai em golpe. G1, Presidente Prudente, 2020. Disponível em: . Acesso em: 28 dez.2020. O trecho da notícia relata um golpe aplicado em uma senhora de 78 anos. Com base nessas informações e nos conceitos estudados sobre técnicas de engenharia social, responda: qual técnica de engenharia social foi utilizada para a obtenção das informações da vítima? 1 - D umpster diving. 2 - Surfing websites. 3 - Phishing. 4 -Shoulder surfing. 5 - Water holing.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A técnica de engenharia social utilizada para a obtenção das informações da vítima foi o phishing. O golpista se passou por um funcionário do setor de segurança de um banco e induziu a vítima a fornecer informações pessoais, como o número do cartão e a senha, por meio de uma ligação telefônica. O phishing é uma técnica que utiliza a enganação para obter informações confidenciais das vítimas, geralmente por meio de mensagens eletrônicas ou ligações telefônicas fraudulentas.

0
Dislike0
User badge image

wagner viana

Phishing - Muito utilizado por cibernético no qual um alvo é contatado por e-mail, telefone ou mensagem de texto por alguém se passando por uma instituição legítima para atrair sua vítimas a fornecer dados confidenciais e detalhes bancários, como senhas e dados do cartão de crédito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais