Buscar

Na grande maioria dos casos, devido ao fato de a potência dissipada pelo dispositivo resultar em uma temperatura excessiva na junção do componente ...

Na grande maioria dos casos, devido ao fato de a potência dissipada pelo dispositivo resultar em uma temperatura excessiva na junção do componente eletrônico, há a necessidade da utilização de um dissipador de calor. Por meio do cálculo térmico, é possível obter a máxima resistência térmica do dissipador para que a temperatura de junção do componente não extrapole os limites de fabricação.

Para um determinado projeto, foi calculada uma resistência térmica do dissipador de 8,4ºC/W. Desse modo, qual dos dissipadores disponíveis nos catálogos indicados a seguir é o mais conveniente para atender ao projeto?​​​​​​​


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para saber qual dissipador de calor é o mais conveniente para atender ao projeto, é necessário conhecer a potência dissipada pelo dispositivo e a temperatura máxima permitida na junção do componente eletrônico. Com essas informações, é possível calcular a temperatura de junção do componente e, a partir dela, determinar a máxima resistência térmica do dissipador. Supondo que a potência dissipada pelo dispositivo seja conhecida e que a temperatura máxima permitida na junção do componente seja de 150ºC, podemos calcular a máxima resistência térmica do dissipador da seguinte forma: Rth = (Tjmax - Ta) / Pd Onde: - Rth é a resistência térmica máxima do dissipador; - Tjmax é a temperatura máxima permitida na junção do componente (150ºC); - Ta é a temperatura ambiente (supondo 25ºC); - Pd é a potência dissipada pelo dispositivo. Supondo que a potência dissipada pelo dispositivo seja de 10W, temos: Rth = (150 - 25) / 10 = 12,5ºC/W Isso significa que a máxima resistência térmica do dissipador deve ser de 12,5ºC/W ou menor. Como o dissipador disponível no catálogo com a resistência térmica mais próxima desse valor é o de 8,4ºC/W, esse é o mais conveniente para atender ao projeto.

1
Dislike0
User badge image

Marcelino Ferreira

Para saber qual dissipador de calor é o mais conveniente para atender ao projeto, é necessário conhecer a potência dissipada pelo dispositivo e a temperatura máxima permitida na junção do componente eletrônico. Com essas informações, é possível calcular a temperatura de junção do componente e, a partir dela, determinar a máxima resistência térmica do dissipador.


Supondo que a potência dissipada pelo dispositivo seja conhecida e que a temperatura máxima permitida na junção do componente seja de 150ºC, podemos calcular a máxima resistência térmica do dissipador da seguinte forma:


Rth = (Tjmax - Ta) / Pd


Onde:

- Rth é a resistência térmica máxima do dissipador;

- Tjmax é a temperatura máxima permitida na junção do componente (150ºC);

- Ta é a temperatura ambiente (supondo 25ºC);

- Pd é a potência dissipada pelo dispositivo.


Supondo que a potência dissipada pelo dispositivo seja de 10W, temos:


Rth = (150 - 25) / 10 = 12,5ºC/W


Isso significa que a máxima resistência térmica do dissipador deve ser de 12,5ºC/W ou menor. Como o dissipador disponível no catálogo com a resistência térmica mais próxima desse valor é o de 8,4ºC/W, esse é o mais conveniente para atender ao projeto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais