Buscar

É da competência da União o estabelecimento dos padrões nacionais da qualidade do ar, que são considerados como parâmetros mínimos a serem atendido...

É da competência da União o estabelecimento dos padrões nacionais da qualidade do ar, que são considerados como parâmetros mínimos a serem atendidos em todo o país, de acordo com a competência normativa constitucional concorrente sobre o meio ambiente (inciso VI do art. 24, CRFB/88). Sobre as competências relacionadas à gestão da qualidade do ar no Brasil, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS

I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que menos restritivos do que os nacionais.

II) No nível federal, compete ao CONAMA, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), a definição e revisão dos padrões de qualidade do ar.

III) O papel do Ibama na gestão da qualidade do ar se configura na formulação de políticas públicas e na coordenação de ações para produção de informações.

IV) O Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam.

V) Promover o adequado gerenciamento da gestão da qualidade do ar em seu território é também uma competência municipal.

Estão VERDADEIRAS as afirmativas:

Escolha uma opção:

a. II – V

b. II – III

c. III – IV – V

d. II – IV – V

e. I – III

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d. II - IV - V". Justificativa: I) é falsa, pois os estados e o Distrito Federal não podem estabelecer padrões de qualidade do ar menos restritivos do que os nacionais. II) é verdadeira, pois compete ao CONAMA a definição e revisão dos padrões de qualidade do ar no nível federal. III) é falsa, pois o papel do Ibama na gestão da qualidade do ar se configura na fiscalização e no controle de fontes poluidoras. IV) é verdadeira, pois o Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam. V) é verdadeira, pois promover o adequado gerenciamento da gestão da qualidade do ar em seu território é também uma competência municipal.

0
Dislike0
User badge image

Aleci Silva

Alternativa A: II e V.

As afirmativas I, III e IV são falsas. Seguem as respostas corretas:

I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que mais restritivos do que os nacionais.

III) Cabe ao Ministério do Meio Ambiente a formulação de políticas públicas e a coordenação de ações para produção de informações quanto à gestão da qualidade do ar.

IV) O órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam é o Ibama.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais