Logo Passei Direto
Buscar

Direito Tributário

Humanas / Sociais
Existem dois tipos de infrações tributárias, as administrativas e as que são definidas como crime. Diante desta afirmação, pode-se afirmar que: a. As infrações administrativas decorrem do não cumprimento de uma obrigação tributária principal e, não de uma obrigação acessória. b. Ao cometer uma infração administrativa, o infrator responde pelos seus atos somente se tiver tido a intenção de praticar o crime. c. Em se tratando de responsabilidade penal, não é necessário que o sujeito tenha a intenção de praticar o ato definido como crime d. O pagamento integral do débito não acarreta a extinção da punibilidade. e. A infração penal em direito tributário é aquela definida em lei como crime contra a ordem tributária.
User badge image
sonia maria polipenca ferreira campos poli

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E: "A infração penal em direito tributário é aquela definida em lei como crime contra a ordem tributária." As infrações tributárias podem ser classificadas em administrativas e penais. As infrações administrativas decorrem do não cumprimento de uma obrigação tributária principal ou acessória, enquanto as penais são aquelas definidas em lei como crime contra a ordem tributária. O pagamento integral do débito não acarreta a extinção da punibilidade e, em se tratando de responsabilidade penal, é necessário que o sujeito tenha a intenção de praticar o ato definido como crime.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A obrigação tributária pode ser definida como a relação jurídica que decorre do fato gerador com o objetivo de levar dinheiro aos cofres públicos, ou, ao cumprimento de deveres administrativos, sejam municipais, estaduais, distritais ou federais.
As obrigações tributárias podem ser principais e acessórias:
a. As obrigações tributárias principais podem ser chamadas de obrigações positivas ou negativas.
b. Um sujeito pode ter uma obrigação tributária acessória e não ter qualquer obrigação tributária principal e vice-versa.
c. As obrigações tributárias principais auxiliam na fiscalização do pagamento de um tributo.
d. As obrigações tributárias principais têm por objeto uma obrigação de fazer ou de não fazer.
e. As obrigações tributárias acessórias resultam no pagamento de um tributo, ou de uma penalidade correspondente.

A extinção do crédito tributário acarreta a extinção da obrigação tributária, não sendo mais devido o seu pagamento. Acerca da extinção do crédito tributário, assinale a alternativa correta:
a. A noção de compensação tem origem no direito civil e traduz a ideia de que mediante concessões recíprocas, credor e devedor põe termo a uma obrigação tributária.
b. O pagamento de uma penalidade não elide o pagamento da obrigação tributária principal.
c. Pela transação, as partes são credoras e devedoras, uma da outra, ao mesmo tempo.
d. Pela consignação em pagamento, o credor decide receber coisa diversa da avençada, extinguindo a obrigação tributária.
e. A remissão consiste em um ato do ente tributante que perdoa o pagamento da dívida principal, de forma total ou parcial.

O fato gerador corresponde a uma hipótese definida em lei, que mediante a sua ocorrência pode ser exigido o cumprimento de uma obrigação tributária.
Diante desta afirmação, é correto afirmar que:
a. Não existe fato gerador de obrigação tributária acessória, somente de obrigação tributária principal.
b. Sendo um ato ilícito praticado, como por exemplo, a importação de um objeto ilícito, não é devido o pagamento do imposto correspondente.
c. Enquanto o fato gerador é a previsão legal, a hipótese de incidência é a ocorrência do fato que acarreta o cumprimento da obrigação tributária.
d. As expressões “fato gerador “ e “hipótese de incidência” são expressões sinônimas.
e. Tendo sido aplicada a pena e perdimento de bens, o imposto é pago pelo alienante do bem. O fato gerador transfere-se ao leilão do bem.

Mais conteúdos dessa disciplina