Buscar

Quest.: 5 A fisiopatologia da formação dos pontos-gatilho miofasciais (PGMs) ainda não está bem esclarecida, existindo, portanto, várias teorias qu...

Quest.: 5
A fisiopatologia da formação dos pontos-gatilho miofasciais (PGMs) ainda não está bem esclarecida, existindo, portanto, várias teorias que tentam explicar tal processo. Dentre elas, pode-se citar as condições lesivas como macrotraumas, microtraumas, isquemia, inflamação, sobrecarga funcional, estresse emocional, disfunções endócrinas, deficiências nutricionais e infecções crônicas são consideradas predisponentes para o aparecimento dos PGMs. Leia as afirmativas abaixo:
I- Não existem indicadores laboratoriais que possam identificar com precisão a presença de PGMs, o que faz com que a pesquisa da sua fisiopatologia seja dirigida para verificar a presença de alterações histológicas e bioquímicas nos tecidos musculares.
II- Os PGMs podem ser classificados em ativos e latentes, sendo que os ativos são aqueles que causam dor espontânea e os latentes são aqueles que causam dor somente quando estimulados.
III- A técnica de liberação miofascial é uma técnica de tratamento que pode ser utilizada para o tratamento dos PGMs.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):


a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas a afirmativa II.
c) Apenas a afirmativa III.
d) Apenas as afirmativas I e II.
e) Apenas as afirmativas II e III.
f) Apenas as afirmativas I e III.
g) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Estácio_ 3 Recursos Terapeuticos Manuais RTM
3 pág.

Recursos Terapêuticos Manuais EstacioEstacio

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa g) Todas as afirmativas estão corretas. Todas as três afirmativas são verdadeiras. A fisiopatologia da formação dos pontos-gatilho miofasciais ainda não está completamente esclarecida, mas várias teorias apontam para condições lesivas como macrotraumas, microtraumas, isquemia, inflamação, sobrecarga funcional, estresse emocional, disfunções endócrinas, deficiências nutricionais e infecções crônicas como predisponentes para o aparecimento dos PGMs. Não existem indicadores laboratoriais precisos para identificar a presença de PGMs, sendo a pesquisa direcionada para alterações histológicas e bioquímicas nos tecidos musculares. Os PGMs podem ser classificados em ativos (causam dor espontânea) e latentes (causam dor apenas quando estimulados). A técnica de liberação miofascial é uma opção de tratamento para os PGMs.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais