Logo Passei Direto
Buscar

Epidemiologia

Colégio Objetivo
Com o cenário de circulação de várias arboviroses no mesmo ambiente é preciso conhecer a definição de caso para que a notificação de suspeitos seja mais eficiente. Desta forma, em relação a notificação de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, está correto afirmar que:


a. A ocorrência de casos suspeitos de febre amarela é de notificação compulsória imediata no Brasil, mas só depois de pelo menos um caso com confirmação laboratorial.
b. Dengue e zika possuem fichas de notificação, enquanto chikungunya é notificada em ficha simplificada, com dados de investigação inespecíficos.
c. As epizootias são um alerta de risco para ocorrência de febre amarela, no entanto, não existem definições de caso estabelecidas para epizootias, e por esta razão sua ocorrência não é de notificação compulsória.
d. Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à notificação de dengue, zika, chikungunya e febre amarela: a) A ocorrência de casos suspeitos de febre amarela é de notificação compulsória imediata no Brasil, mas só depois de pelo menos um caso com confirmação laboratorial. - Esta afirmação está incorreta, pois a notificação de casos suspeitos de febre amarela é imediata, independentemente da confirmação laboratorial. b) Dengue e zika possuem fichas de notificação, enquanto chikungunya é notificada em ficha simplificada, com dados de investigação inespecíficos. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas não reflete totalmente a realidade das fichas de notificação. c) As epizootias são um alerta de risco para ocorrência de febre amarela, no entanto, não existem definições de caso estabelecidas para epizootias, e por esta razão sua ocorrência não é de notificação compulsória. - Esta afirmação está incorreta, pois as epizootias são sim um alerta e devem ser notificadas. d) Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação. - Esta afirmação está correta, pois realmente todas essas doenças devem ser notificadas como casos suspeitos, independentemente da confirmação. Portanto, a alternativa correta é: d) Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D. Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Historicamente, a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (RENAST) é marcada por avanços e desafios que permearam o desenvolvimento e consolidação da atenção à Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, são considerados marcos importantes para a institucionalização das ações e serviços em Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS: 1. A criação da RENAST, que representou a principal estratégia para a organização da Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS. 2. A incorporação do conceito de Rede de Atenção à Saúde no âmbito da Saúde do Trabalhador, de modo a operacionalizar estratégias de vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores no âmbito do SUS. 3. A centralidade da Atenção Primária em Saúde como principal referência para a capilarização e disseminação das ações de Saúde do Trabalhador, de modo a fortalecer uma atuação mais efetiva nos territórios, fundamentada por critérios epidemiológicos e sociais. 4. A incorporação efetiva, em suas concepções, paradigmas e ações, do lugar que o trabalho ocupa na vida dos indivíduos e na sua relação junto aos processos de morbimortalidade vivenciados pela população trabalhadora. Com base nas afirmacoes acima, é correto afirmar que:


a. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
b. Somente as afirmações 1 e 4 estão corretas.
c. A afirmação 3 não está correta.
d. Apenas a afirmação 1 está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina