Buscar

Sobre as constituições imperiais como fontes de Direito no período do Império Romano, é correto afirmar que:

Essa pergunta também está no material:

História do Direito Rede de Ensino DoctumRede de Ensino Doctum

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No período do Império Romano, as constituições imperiais eram consideradas fontes de Direito. Elas eram decretos emitidos pelos imperadores romanos, que tinham força de lei e eram aplicáveis em todo o Império. Essas constituições podiam tratar de diversos assuntos, como questões administrativas, fiscais, militares e até mesmo questões jurídicas. Portanto, é correto afirmar que as constituições imperiais eram uma importante fonte de Direito durante o Império Romano.

0
Dislike0
User badge image

Rubinho Grupoz

No período o imperador romano poderia criar um direito para ser cumprido em todo o império, por meio de instrumentos jurídicos próprios para isso, denominados constituições imperiais.

as constituições imperiais eram medidas de ordem legislativa promulgadas pelo imperador e elaboradas pelo consiliun princips, colégio constituído pelos mais importantes jurisconsultos da época. Gradualmente, esta fonte foi adquirindo maior importância até chegar a constituir a fonte única de direito romano durante o baixo império.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais