Sobre a história da astronomia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Durante boa parte da Idade Média, no chamado período de escuridão a igreja católica em parceria com a comunidade cientifica desenvolve importantes estudos sobre os astros, contrariando sua postura dogmática de centralidade. ( ) Os povos antigos faziam suas previsões celestiais com base na observação no céu, tendo como base a posição das estrelas. ( ) Muito antes de Copérnico, Aristarco defendeu a teoria do heliocentrismo, ou seja, segundo ele a Terra gira ao redor do sol, o sol está no centro do sistema solar. ( ) Os ensinamentos da astronomia, tiveram muitas origens Ptolomeu importante astrônomo da Grécia Antiga defendia o modelo geocêntrico onde a Terra estava ao centro e os planetas eram chamados de planetas errantes em função de suas órbitas (movimentos) de vai e vem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V. B V - F - V - F. C V - V - F - F. D F - V - V - V.
Sobre a história da astronomia e os avanços do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
Na Idade Média, não se destacou nenhuma pesquisa relacionada à astronomia, pois o domínio da Igreja Católica proibia todas as pesquisas científicas, em qualquer campo científico. Isaac Newton desvendou a Lei da Gravidade. No entanto, ela não se aplica ao universo, somente na superfície do planeta Terra, não trazendo nenhuma contribuição para a astronomia. Nicolau Copérnico foi um dos estudiosos que defrontou a teoria do heliocentrismo, em que o Sol está localizado no centro do sistema solar, ele concordou com a teoria defendida na Idade Média, pela Igreja Católica, de que a Terra está localizada no centro do Universo. Apesar de a Idade Média ser considerada a 'idade de escuridão', Cláudio Ptolomeu se destacou nesse período, sendo considerado o grande astrônomo da era cristã. A Na Idade Média, não se destacou nenhuma pesquisa relacionada à astronomia, pois o domínio da Igreja Católica proibia todas as pesquisas científicas, em qualquer campo científico. B Isaac Newton desvendou a Lei da Gravidade. No entanto, ela não se aplica ao universo, somente na superfície do planeta Terra, não trazendo nenhuma contribuição para a astronomia. C Nicolau Copérnico foi um dos estudiosos que defrontou a teoria do heliocentrismo, em que o Sol está localizado no centro do sistema solar, ele concordou com a teoria defendida na Idade Média, pela Igreja Católica, de que a Terra está localizada no centro do Universo. D Apesar de a Idade Média ser considerada a 'idade de escuridão', Cláudio Ptolomeu se destacou nesse período, sendo considerado o grande astrônomo da era cristã.
Sobre o famoso telescópio Hubble, assinale a alternativa CORRETA:
É um radiotelescópio brasileiro que captura imagens detalhadas do Sol, transmitindo, assim, informações sobre as manchas solares. É um telescópio muito antigo que atualmente não é mais utilizado nas pesquisas astronômicas, mas na década de 1980 foi muito importante. É um importante telescópio, mas que não captura imagens de corpos celestes que pertencem a outras galáxias, somente próximos do planeta Terra. É um instrumento moderno e capaz de capturar imagens de corpos celestes próximos da Terra ou até mesmo de outras galáxias. A É um radiotelescópio brasileiro que captura imagens detalhadas do Sol, transmitindo, assim, informações sobre as manchas solares. B É um telescópio muito antigo que atualmente não é mais utilizado nas pesquisas astronômicas, mas na década de 1980 foi muito importante. C É um importante telescópio, mas que não captura imagens de corpos celestes que pertencem a outras galáxias, somente próximos do planeta Terra. D É um instrumento moderno e capaz de capturar imagens de corpos celestes próximos da Terra ou até mesmo de outras galáxias.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- As galáxias são classificadas em dois grupos principais: elípticas e triangulares espirais. II- Cada galáxia apresenta sua própria característica, mas não é a sua composição que as define. III- Cada galáxia apresenta sua própria característica, porém a sua composição é que as define, elas podem ser classificadas em dois grupos: as irregulares e as elípticas. IV- As galáxias são compostas por diferentes materiais em sua composição, e por esse razão apresentam formatos diferentes uma da outra. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e III estão corretas. B As afirmativas I e II estão corretas. C As afirmativas II e IV estão corretas. D As afirmativas III e IV estão corretas.
Sobre a história da astronomia, analise as sentenças a seguir: I- Na Idade Média, não se destacou nenhuma pesquisa relacionada à astronomia, pois o domínio da Igreja Católica proibia todas as pesquisas científicas. II- Apesar de a Idade Média ser considerada a "idade de escuridão", a obra de Cláudio Ptolomeu se destacou e ele foi considerado o grande astrônomo da era cristã. III- Nicolau Copérnico defendeu a teo
I- Na Idade Média, não se destacou nenhuma pesquisa relacionada à astronomia, pois o domínio da Igreja Católica proibia todas as pesquisas científicas. II- Apesar de a Idade Média ser considerada a "idade de escuridão", a obra de Cláudio Ptolomeu se destacou e ele foi considerado o grande astrônomo da era cristã. III- Nicolau Copérnico defendeu a teoria heliocêntrica, que colocava o Sol no centro do universo, e essa teoria foi aceita imediatamente pela Igreja Católica. IV- Galileu Galilei foi o primeiro astrônomo a utilizar um telescópio para observar o céu, e suas observações confirmaram a teoria heliocêntrica de Copérnico. A Somente a sentença II está correta. B As sentenças I e II estão corretas. C As sentenças II e III estão corretas. D As sentenças III e IV estão corretas.
Sobre o famoso telescópio Hubble, assinale a alternativa CORRETA:
A É um radiotelescópio brasileiro que captura imagens detalhadas do Sol, transmitindo, assim, informações sobre as manchas solares. B É um telescópio muito antigo que atualmente não é mais utilizado nas pesquisas astronômicas, mas na década de 1980 foi muito importante. C É um importante telescópio, mas que não captura imagens de corpos celestes que pertencem a outras galáxias, somente próximos do planeta Terra. D É um instrumento moderno e capaz de capturar imagens de corpos celestes próximos da Terra ou até mesmo de outras galáxias.