Buscar

O Estado Medieval se refere a um período da história de muita instabilidade e extremamente heterogêneo, não sendo, portanto, simples elencar as sua...

O Estado Medieval se refere a um período da história de muita instabilidade e extremamente heterogêneo, não sendo, portanto, simples elencar as suas características. Em todo caso, ressalto que a integração de novos fatores quebrou a rigidez da organização romana, revelando novas possibilidades, em que emergiu, entre elas, o Estado Medieval.

O texto se refere à transição do Estado Romano para o Estado Medieval e, considerando-se os fatores que influenciaram o surgimento do Estado Medieval, assinale a alternativa correta.

  • O Cristianismo revelou-se como base da aspiração à universalidade, superando a ideia de que os homens valiam diferentemente, de acordo com a origem de cada um, e fazendo afirmação de igualdade num momento em que não havia unidade política, todavia, o Cristianismo não teve influência na queda do Estado Romano e ascensão do Estado Medieval.
  • As invasões bárbaras provocaram algumas transformações na ordem estabelecida na época. Os bárbaros, em que se incluem os povos germânicos, introduziram algumas alterações de costumes, mas que não refletiam ou alteravam a política do Estado Romano.
  • O feudalismo emergiu a partir da unificação dos proprietários de terras que buscavam a valorização da terra de onde tanto ricos quanto pobres passaram a tirar seus meios de subsistência. Desse modo, o feudalismo mostrou-se um obstáculo à formação do Estado Medieval.
  • O Cristianismo pacificou o conflito existente durante o Estado Romano entre o Papa, líder espiritual, e o Imperador, tornando-se, portanto, ponto de equilíbrio entre a Igreja e o Estado, porém, insuficiente para evitar o surgimento do Estado Medieval.
  • O Estado Medieval revelou-se a partir do cristianismo, das invasões bárbaras e do feudalismo para a obtenção de um poder superior, exercido pelo Imperador, que atuava sobre uma infinidade de poderes menores, sem hierarquia definida e com multiplicidade de ordens jurídicas (imperial, eclesiástica, das monarquias inferiores, direito comunal, ordenações dos feudos etc.).


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a última: "O Estado Medieval revelou-se a partir do cristianismo, das invasões bárbaras e do feudalismo para a obtenção de um poder superior, exercido pelo Imperador, que atuava sobre uma infinidade de poderes menores, sem hierarquia definida e com multiplicidade de ordens jurídicas (imperial, eclesiástica, das monarquias inferiores, direito comunal, ordenações dos feudos etc.)".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais