Buscar

Para os gregos antigos, a trigonometria era o estudo dos triângulos retângulos. As funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente, cotangente, se...

Para os gregos antigos, a trigonometria era o estudo dos triângulos retângulos. As funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante) podem ser definidas como quocientes no triângulo retângulo (quocientes entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo). Hoje, milhares de anos mais tarde, ainda encontramos aplicações da trigonometria do triângulo retângulo em esportes, levantamentos topográficos, navegação e engenharia.

No século XVIII foi formulado o enfoque do círculo unitário. Ele se baseia na correspondência entre os valores das funções cosseno e seno e as coordenadas x e y ao longo da circunferência do círculo unitário (ou círculo trigonométrico, que é um círculo com centro na origem e raio igual a 1).

As funções seno e cosseno são utilizadas para representar fenômenos periódicos. Órbitas, níveis da maré, o relógio biológico em animais e plantas, e os sinais de rádio são todos periódicos (se repetem com certa regularidade).

Como citado no texto os triângulos retângulos foram fundamentais para o entendimento e desenvolvimento da trigonometria, a relação dos ângulos internos e dos lados do triângulo formam as principais relações trigonométrica que conhecemos. Já com aplicação destas relações em funções periódicas, muitas áreas da ciência e da tecnologia avançaram significativamente.

Baseado nessa discussão, analise as seguintes afirmações:

  1. As funções trigonométricas são funções que tem como característica principal tornar certa grandeza física linear em ondulatória, por exemplo a transformação da corrente elétrica contínua para alternada.
  2. As funções trigonométricas são amplamente utilizadas em engenharia. Os engenheiros usam a trigonometria para calcular diferentes aspectos dos edifícios, como inclinações do telhado, ângulos de luz, cargas estruturais e superfícies, entre outros.
  3. Os circuitos LC atuam matematicamente como um amortecedor do tipo sistema massa mola em mecânica. Usam-se as mesmas equações trigonométricas e números complexos. Com eles fazemos osciladores, filtros etc.

É correto o que se afirma em


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

É correto o que se afirma em: 1) As funções trigonométricas não têm como característica principal transformar uma grandeza física linear em ondulatória, como a transformação da corrente elétrica contínua para alternada. Essa afirmação está incorreta. 2) As funções trigonométricas são amplamente utilizadas em engenharia. Os engenheiros usam a trigonometria para calcular diferentes aspectos dos edifícios, como inclinações do telhado, ângulos de luz, cargas estruturais e superfícies, entre outros. Essa afirmação está correta. 3) Os circuitos LC atuam matematicamente como um amortecedor do tipo sistema massa mola em mecânica. Usam-se as mesmas equações trigonométricas e números complexos. Com eles fazemos osciladores, filtros etc. Essa afirmação está correta. Portanto, a resposta correta é a alternativa B) 2) e 3).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais