Logo Passei Direto
Buscar

Biologia Evolucionária

Colégio Objetivo
O Ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido cítrico, é uma das etapas da respiração celular, que ocorre em uma organela denominada de mitocôndria. Sobre esta etapa do metabolismo, analise as sentenças a seguir:

I- A oxidação de uma molécula de glicose demanda duas voltas no ciclo.
II- O citrato é convertido em isocitrato (molécula de 7 carbonos).
III- A sequência de reações do ciclo acontece a partir da acetil-CoA (2 carbonos).
IV- Com a regeneração do oxaloacetato ocorre o fechamento do Ciclo.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: As sentenças II, III e IV estão corretas. No Ciclo de Krebs, o citrato é convertido em isocitrato, a sequência de reações ocorre a partir da acetil-CoA e o fechamento do ciclo ocorre com a regeneração do oxaloacetato. A sentença I está incorreta, pois a oxidação de uma molécula de glicose demanda duas voltas completas no ciclo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Jully Brito

há 2 anos

letra B - II,III e IV

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As reações bioquímicas que ocorrem no organismo, caso não existissem determinados compostos, ocorreriam de forma muito lenta, o que seria incompatível com o metabolismo dos organismos vivos. A estas substâncias dá-se o nome de:


A Betacaroteno.
B Lipídeos.
C Enzimas.
D Carboidratos.

O catabolismo completo da glicose é capaz de liberar uma quantidade de energia aproximada de 2.870 Kj.mol-1, um saldo energético extremamente elevado. Com relação ao metabolismo da glicose, analise as sentenças a seguir:

I- A metabolização da glicose pode ser estudada em quatro etapas, denominadas de glicólise, formação do Acetil-CoA, Ciclo de Krebs e Cadeia Transportadora de Elétrons.
II- O ciclo do ácido cítrico também é chamado de ciclo de Krebs.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Para concretizar a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), criou-se um Decreto Federal (nº 9.308, de 15 de março de 2018), que objetiva revigorar a indústria de bioenergia do Brasil, além de reduzir as emissões de gases estufa, conforme compromisso assumido pelo país na Conferência de Paris, ocorrida no ano de 2015. Dentre os biocombustíveis existentes atualmente, o Brasil assume lugar de destaque quando o assunto é o etanol obtido a partir da cana-de-açúcar, cuja produção na safra 2017/2018 foi de 646 milhões de toneladas (MARQUES, 2018). Para a produção do etanol, é necessária a ação de leveduras, a exemplo da espécie Spathaspora arborariae. Este processo está corretamente representado em:


A Açúcares + leveduras = álcool etílico + ácido láctico.
B Açúcares + leveduras = etanol + ácido cítrico.
C Açúcares + leveduras = álcool etílico + CO2.
D Açúcares + leveduras = ácido láctico + citrato.

Sobre o que acontece em nossas células durante a respiração celular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Forma-se, como produto intermediário, o ácido pirúvico.
( ) Ocorre a formação de ácido láctico, na presença de oxigênio.
( ) Há a transferência dos átomos de hidrogênio da glicose para o ATP.
( ) É liberada energia suficiente para formar, ao final do processo, 36 ATP.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A V - V - F - V.
B V - F - V - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina