Buscar

Leia o fragmento de texto a seguir: “Era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de lut...

Leia o fragmento de texto a seguir:
“Era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes. Durante décadas, [...] foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de ‘único esporte verdadeiramente nacional’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, podemos afirmar que a demanda curricular de introdução obrigatória do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nas escolas da educação básica exige:


A mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior em relação à África e aos afro-brasileiros.
B conservação dos ideais pedagógicos disseminados na escola tradicional, e controle ideológico da cultura brasileira.
C mudança das raízes religiosas dos alunos, como maneira de preservar as religiões de matriz africana.
D preservação do currículo escolar, foco nas relações modernas de colonização e práticas tradicionais.
E espaço para prática de capoeira e ensino de danças africanas, como forma resguardar a cultura afro-brasileira.

Essa pergunta também está no material:

Temas Contemporâneos Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
69 pág.

Pedagogia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, a demanda curricular de introdução obrigatória do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nas escolas da educação básica exige a mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior em relação à África e aos afro-brasileiros. Portanto, a alternativa correta é a letra A) mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior em relação à África e aos afro-brasileiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais