Buscar

Existem dois conceitos que se repetem nos estudos dos direitos sociais: a reserva do possível e o mínimo existencial. Isso porque os direitos socia...

Existem dois conceitos que se repetem nos estudos dos direitos sociais: a reserva do possível e o mínimo existencial. Isso porque os direitos sociais são custosos ao Estado, uma vez serem obrigações prestacionais (ou “de fazer”). E, de acordo com Masson, em razão da realidade financeira do Brasil, “os recursos são escassos e as necessidades sociais imensas” (2020,p. 426).

Sendo assim, vamos aos estudos desses termos tão recorrentes do Direito Sanitário Brasileiro. Assinale a alternativa que aborda a reserva do possível:


A reserva do possível não tratava somente de recursos estatais, mas também que “mesmo em dispondo o estado de recursos e tendo poder de disposição, não se pode falar em uma obrigação de prestar algo que não se mantenha nos limites do razoável”.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO PÚBLICO SANITÁRIO
9 pág.

Direito Sanitário Universidade de Caxias do SulUniversidade de Caxias do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A reserva do possível é um conceito que se refere à limitação dos recursos disponíveis para o Estado cumprir suas obrigações sociais. Significa que, mesmo que o Estado tenha recursos e poder de disposição, não pode ser obrigado a fornecer algo que esteja além dos limites do razoável. Portanto, a alternativa correta é: "A reserva do possível não tratava somente de recursos estatais, mas também que 'mesmo em dispondo o estado de recursos e tendo poder de disposição, não se pode falar em uma obrigação de prestar algo que não se mantenha nos limites do razoável'".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais