Buscar

INTRODUÇÃO Plantas daninhas são aquelas cujas vantagens não foram ainda descobertas, ou que crescem onde não são desejadas, ou aquelas que interfer...

INTRODUÇÃO
Plantas daninhas são aquelas cujas vantagens não foram ainda descobertas, ou que crescem onde não são desejadas, ou aquelas que interferem com os objetivos do homem (SILVA, 1988). Podem desenvolver-se em ambientes pouco favoráveis e se sujeitarem ao estresse hídrico, à umidade excessiva, a temperaturas adversas, fertilidade desfavorável, elevada salinidade, acidez ou alcalinidade (GALLO et al., 1958).
As plantas com características pioneiras, via de regra, possuem grande agressividade caracterizada por elevada e prolongada capacidade de produção de diásporas dotadas de altas viabilidades e longevidades, que são capazes de germinar, de maneira descontínua, em muitos ambientes e que possuem adaptações especiais para disseminação a curta e longa distância; as plantas normalmente apresentam rápidos crescimento vegetativo e florescimento, são auto compatíveis mas não completamente autógamas ou apomíticas e, quando alógamas, utilizam-se de agentes de polinização inespecíficos ou o vento; quando perenes, além de vigorosa reprodução vegetativa e de regeneração de fragmentos, as plantas devem ser bastante frágeis, de modo que não possam ser facilmente arrancadas do solo. Além disso, estas plantas desenvolvem mecanismos especiais que as dotam de maior capacidade de competição pela sobrevivência, como alelopatia, hábito trepador e outras.
Resumindo, a perpetuação de uma espécie vegetal como infestante de áreas agropecuárias, está condicionada a um compromisso entre a plasticidade de cada indivíduo e àqueles processos de longo prazo que outorgam-lhe flexibilidade adaptativa, frente as eventuais modificações do meio e às modificações que inexoravelmente ocorrem em condições naturais em todo o ecossistema, através do tempo.

Os herbários permitem a rápida visualização de plantas e suas características. Isto auxilia em diversos estudos relacionados às plantas daninhas, como por exemplo, estudos taxonômicos, identificação de plantas e diversidade genética. O presente trabalho visa a identificação de plantas invasoras da região nordeste do Brasil, mais especificamente na cidade de Pombal-PB. Foram coletadas quinze plântulas no campus da Universidade Federal de Campina Grande-CCTA (Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar), posteriormente serão expostas para visualização de suas características taxonômicas/morfológicas.


Essa pergunta também está no material:

HERBÁRIO
22 pág.

Biologia e Controle de Plantas Daninhas Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você compartilhou um trecho de um texto sobre plantas daninhas e a importância dos herbários na identificação e estudo dessas plantas. No entanto, não vejo uma pergunta específica na sua descrição. Por favor, forneça uma pergunta clara para que eu possa ajudá-lo da melhor maneira possível.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais