Buscar

DICA 07 ACENTUAÇÃO Os acentos gráficos estabelecem, de acordo com as regras existentes, a intensidade das sílabas nas palavras. Na língua portugues...

DICA 07
ACENTUAÇÃO
Os acentos gráficos estabelecem, de acordo com as regras existentes, a intensidade das sílabas nas palavras. Na língua portuguesa, os acentos gráficos são:
Acento Agudo (´ ): aparece sobre as letras a, i, u e sobre o e (no caso de –em). Sua função é indicar a as vogais tônicas.
Ex.: Saúde; Paraná.
Pode indicar um timbre aberto.
Ex.: chulé; herói.
Acento Grave (`) – Mais conhecido como crase.
Ex.: à; àquela.
Acento Circunflexo (^) – Aparece nas vogais “a”, “e” e “o”, indica a vogal tônica e o timbre fechado na pronúncia.
Ex.: Vovô; mês.
A acentuação gráfica relaciona-se com a posição da sílaba tônica nas palavras. Existem regras específicas para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.


Essa pergunta também está no material:

Memorex Técnico INSS PDF 2 ok
65 pág.

Concurso Inss Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A acentuação gráfica na língua portuguesa é utilizada para indicar a intensidade das sílabas nas palavras. Os principais acentos gráficos são: 1. Acento Agudo (´): aparece sobre as letras a, i, u e sobre o e (no caso de -em). Sua função é indicar as vogais tônicas. Exemplos: Saúde, Paraná. 2. Acento Grave (`): conhecido como crase, indica a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a". Exemplos: à, àquela. 3. Acento Circunflexo (^): aparece nas vogais "a", "e" e "o" e indica a vogal tônica e o timbre fechado na pronúncia. Exemplos: Vovô, mês. A acentuação gráfica está relacionada com a posição da sílaba tônica nas palavras e existem regras específicas para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais