Buscar

A planimetria remete à determinação de posicionamento em um plano, utilizando um sistema de coordenadas cartesiano (coordenadas X e Y), já a altime...

A planimetria remete à determinação de posicionamento em um plano, utilizando um sistema de coordenadas cartesiano (coordenadas X e Y), já a altimetria tem como objetivo indicar a cota de um ponto (altura ou coordenada Z). A representação dessas informações em uma planta, carta ou mapa, origina o chamado levantamento planialtimétrico (ou planta planialtimétrica), que tem por finalidade fornecer o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.

Diante do exposto, considere a situação a seguir.

 

Fábio é professor de um curso técnico de topografia e levou seus alunos para uma aula prática em uma área rural. O objetivo dessa aula era a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula para a realização de levantamento planialtimétrico.

Considerando como os alunos de Fábio realizaram o levantamento planialtimétrico na aula prática, avalie as afirmações a seguir.

I. Os alunos de Fábio tiveram que utilizar o nivelamento para obterem a altura (cota ou altitude) de diferentes pontos do terreno, informação esta que caracteriza a planialtimetria.

II. Para construir uma planta topográfica planialtimétrica, os alunos de Fábio tiveram que realizar medidas angulares e lineares, considerando os planos horizontal e vertical.

III. A taqueometria é um processo que pode ter sido utilizado pelos alunos de Fábio para realizarem o levantamento planialtimétrico, porém, é um processo de média a baixa precisão.

 

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

 B) I e II, apenas.

 C) I, II e III.

D) II e III, apenas.

E) III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) I, II e III. Os alunos de Fábio tiveram que utilizar o nivelamento para obter a altura (cota ou altitude) de diferentes pontos do terreno, realizaram medidas angulares e lineares considerando os planos horizontal e vertical, e também podem ter utilizado a taqueometria, mesmo que seja um processo de média a baixa precisão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais