Buscar

(TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS) O surgimento e desenvolvimento histórico dos direitos fundamentais é retratado pela doutrina como gerações...

(TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS) O surgimento e desenvolvimento histórico dos direitos fundamentais é retratado pela doutrina como gerações ou dimensões de direitos. Os direitos sociais, tais como prestações de saúde, educação e trabalho, que visam assegurar condições de vida digna e desenvolvimento da personalidade humana, são considerados como direitos de:


A) Quinta geração.
B) Primeira geração.
C) Terceira geração.
D) Segunda geração.

Essa pergunta também está no material:

Prova 2 CHAMADA - Constitucional
3 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Tuany Borges

Os direitos sociais, que visam assegurar condições de vida digna e desenvolvimento da personalidade humana, são considerados como direitos de segunda geração.

A divisão em gerações ou dimensões de direitos fundamentais é uma forma de classificar os direitos de acordo com sua evolução histórica. A primeira geração refere-se aos direitos individuais e políticos, como a liberdade de expressão, o direito à vida, à liberdade de pensamento, entre outros. Esses direitos surgiram no contexto das revoluções liberais dos séculos XVIII e XIX.

A segunda geração compreende os direitos sociais, econômicos e culturais, que estão relacionados às condições materiais de vida e ao bem-estar social. Incluem-se nessa categoria direitos como o direito à saúde, à educação, ao trabalho digno, à segurança social, entre outros. Esses direitos ganharam destaque no século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de garantir a proteção social e a igualdade material.

A alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais