Logo Passei Direto
Buscar

Ciência Política

Colégio Objetivo
Em relação ao bicameralismo no Brasil, marque as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


I - Conforme o texto, no Brasil há um bicameralismo assimétrico, com o Senado possuindo mais influência que a Câmara dos Deputados; → Falso.
II – No Brasil, a Câmara possui vantagens em relação ao Senado, uma vez que a maioria das proposições se inicia na Câmara, que irá votar as alterações feitas pelo Senado, podendo derrubá-las; → Verdadeiro.
III – Uma crítica feita ao Senado brasileiro é que seu sistema favorece estados menos populosos, pois elegem senadores com um número bem menor de votos que os estados mais desenvolvidos; → Verdadeiro.
IV – A terceira casa, o Congresso Nacional, é formado pela junção do Senado e da Câmara dos Deputados. → Falso.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o bicameralismo no Brasil: I - Conforme o texto, no Brasil há um bicameralismo assimétrico, com o Senado possuindo mais influência que a Câmara dos Deputados; → Falso. Na verdade, o Senado e a Câmara têm funções diferentes, mas não se pode afirmar que um possui mais influência que o outro de forma absoluta. II – No Brasil, a Câmara possui vantagens em relação ao Senado, uma vez que a maioria das proposições se inicia na Câmara, que irá votar as alterações feitas pelo Senado, podendo derrubá-las; → Verdadeiro. É correto que a maioria das proposições inicia na Câmara dos Deputados e que ela tem a capacidade de modificar ou rejeitar as alterações feitas pelo Senado. III – Uma crítica feita ao Senado brasileiro é que seu sistema favorece estados menos populosos, pois elegem senadores com um número bem menor de votos que os estados mais desenvolvidos; → Verdadeiro. Essa crítica é válida, pois todos os estados, independentemente da população, elegem o mesmo número de senadores, o que pode resultar em uma representação desproporcional. IV – A terceira casa, o Congresso Nacional, é formado pela junção do Senado e da Câmara dos Deputados. → Falso. O Congresso Nacional é, na verdade, a união da Câmara dos Deputados e do Senado, mas não é correto referir-se a ele como uma "terceira casa", pois ele é composto por essas duas casas. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Em relação ao bicameralismo no Brasil, as alternativas corretas são: I - Conforme o texto, no Brasil há um bicameralismo assimétrico, com o Senado possuindo mais influência que a Câmara dos Deputados; → Falso. II – No Brasil, a Câmara possui vantagens em relação ao Senado, uma vez que a maioria das proposições se inicia na Câmara, que irá votar as alterações feitas pelo Senado, podendo derrubá-las; → Verdadeiro. III – Uma crítica feita ao Senado brasileiro é que seu sistema favorece estados menos populosos, pois elegem senadores com um número bem menor de votos que os estados mais desenvolvidos; → Verdadeiro. IV – A terceira casa, o Congresso Nacional, é formado pela junção do Senado e da Câmara dos Deputados. → Falso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dos conceitos de democracia majoritária e democracia consensual, é possível afirmar que: julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


Na democracia consensual cabe à oposição, excluída por completo do governo, somente exercer a crítica da situação. → Falso.
Ao contrário da democracia majoritária, a democracia consensual admite a possibilidade de um governo de minoria. → Verdadeiro.
A democracia majoritária tem como objetivo a partilha do poder e a ampliação permanente do número de cidadãos envolvidos no seu exercício. → Falso.

Quanto ao presidencialismo brasileiro, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


As prerrogativas dos poderes são exclusivas, o que viabiliza a governabilidade. → Falsa.
No Brasil, o presidente não influencia a agenda legislativa. A Constituição dá plena autonomia e independência ao Congresso Nacional. → Falsa.
O presidente é preponderante, tem muitos poderes exclusivos e faz sua agenda valer por meio especialmente de medidas provisórias. → Verdadeira.
A maior parte das leis são de iniciativa do Congresso Nacional. → Falsa.

Acerca da origem dos Partidos Políticos, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


A expansão progressiva do direito de voto está na origem dos partidos de massa.
Partidos de massa dedicam pouco esforço ao recrutamento de filiados e dependem financeiramente dos deputados eleitos.
Partidos de quadros trabalham com escassa consistência programática e dou pouca importância a fatores ideológicos na elaboração de sua identidade.
Os partidos de quadros são criados a partir de bancadas parlamentares já existentes.

Sobre o presidencialismo de coalizão no Brasil, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


Somente no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) as coalizões foram estáveis. No período Lula, e durante o governo da Presiden

Acerca das características mais importantes associadas à alternativa bicameral, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


Países com áreas pouco extensas.
Democracia sólida.
Heterogeneidade da população.
Organização federativa.
Países mais populosos.

Sobre a corrente mais otimista quanto aos partidos políticos no atual contexto, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


Das duas correntes avaliativas do sistema brasileiro (pessimista e otimista), a corrente "otimista", acredita ser o sistema estável e estar se institucionalizando.
Os partidos organizam a vida dentro do parlamento e existe disciplina partidária no voto. Ou seja, quando o líder de um determinado partido orienta sua bancada em uma votação, ele é, em geral, seguido. Alguns partidos chegam a ter 100% de fidelidade partidária no Congresso.
As trocas partidárias atravessam radicalmente o espectro ideológico e promovem uma traição da vontade do eleitor.
O princípio da proporcionalidade partidária na distribuição de cargos dentro do parlamento prejudicam a organização partidária e multiplicam ainda mais os partidos.

Mais conteúdos dessa disciplina