Buscar

Noções de Direito Constitucional 1. Dos princípios fundamentais. 2. Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletiv...

Noções de Direito Constitucional
1. Dos princípios fundamentais.
2. Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).
3. Da organização do Estado (organização político‐administrativa, União, Estados Federados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios).
4. Da organização dos poderes (poder legislativo, poder executivo, poder judiciário).
5. Da defesa do Estado e das Instituições Democráticas (estado de defesa e estado de sítio, Forças Armadas, segurança pública).
6. Da administração pública.

Essa pergunta também está no material:

ESQUEMATIZADO PMMG
3 pág.

Direito Constitucional I Faculdades Doctum de CarangolaFaculdades Doctum de Carangola

💡 1 Resposta

User badge image

Tuany Borges

  1. Princípios Fundamentais: Os princípios fundamentais são diretrizes que orientam a interpretação e aplicação de toda a ordem jurídica. São eles: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político, Estado democrático de direito, garantia dos direitos individuais e coletivos, e promoção do bem-estar de todos.
  2. Direitos e Garantias Fundamentais: Os direitos e garantias fundamentais são um conjunto de direitos que asseguram a proteção da pessoa humana contra eventuais abusos e arbitrariedades do Estado. Incluem direitos individuais, como a vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade, entre outros, e direitos coletivos, como a liberdade de expressão, de associação, de manifestação, entre outros.
  3. Organização do Estado: A organização do Estado compreende a divisão e estruturação dos entes federativos. No Brasil, temos a União como ente central, os Estados Federados, os Municípios, o Distrito Federal e os Territórios. Cada um desses entes possui autonomia política e administrativa, com competências específicas estabelecidas na Constituição Federal.
  4. Organização dos Poderes: A organização dos poderes é a distribuição das funções estatais entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O Legislativo tem a função de criar leis, o Executivo de implementar e executar as políticas públicas, e o Judiciário de julgar e interpretar a lei. Esses poderes são independentes e harmônicos entre si, garantindo o equilíbrio e controle mútuo.
  5. Defesa do Estado e Instituições Democráticas: A defesa do Estado e das Instituições Democráticas envolve medidas de proteção da soberania nacional, como o estado de defesa e o estado de sítio, que podem ser declarados em situações excepcionais. As Forças Armadas são responsáveis pela defesa externa e pela garantia da ordem interna, em casos determinados pela Constituição. A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre os entes federativos, visando à proteção da sociedade.
  6. Administração Pública: A administração pública refere-se à atuação do Estado na gestão dos interesses coletivos. Deve ser pautada pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Abrange tanto a administração direta (órgãos integrantes dos poderes) quanto a administração indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes