Buscar

Noções de Direito Constitucional 1. Dos princípios fundamentais. 2. Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletiv...

Noções de Direito Constitucional
1. Dos princípios fundamentais.
2. Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).
3. Da organização do Estado (organização político‐administrativa, União, Estados Federados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios).
4. Da organização dos poderes (poder legislativo, poder executivo, poder judiciário).
5. Da defesa do Estado e das Instituições Democráticas (estado de defesa e estado de sítio, Forças Armadas, segurança pública).
6. Da administração pública.

Essa pergunta também está no material:

ESQUEMATIZADO PMMG
3 pág.

Direito Constitucional I Faculdades Doctum de CarangolaFaculdades Doctum de Carangola

💡 1 Resposta

User badge image

Tuany Borges

  1. Princípios Fundamentais: Os princípios fundamentais são diretrizes que orientam a interpretação e aplicação de toda a ordem jurídica. São eles: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político, Estado democrático de direito, garantia dos direitos individuais e coletivos, e promoção do bem-estar de todos.
  2. Direitos e Garantias Fundamentais: Os direitos e garantias fundamentais são um conjunto de direitos que asseguram a proteção da pessoa humana contra eventuais abusos e arbitrariedades do Estado. Incluem direitos individuais, como a vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade, entre outros, e direitos coletivos, como a liberdade de expressão, de associação, de manifestação, entre outros.
  3. Organização do Estado: A organização do Estado compreende a divisão e estruturação dos entes federativos. No Brasil, temos a União como ente central, os Estados Federados, os Municípios, o Distrito Federal e os Territórios. Cada um desses entes possui autonomia política e administrativa, com competências específicas estabelecidas na Constituição Federal.
  4. Organização dos Poderes: A organização dos poderes é a distribuição das funções estatais entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O Legislativo tem a função de criar leis, o Executivo de implementar e executar as políticas públicas, e o Judiciário de julgar e interpretar a lei. Esses poderes são independentes e harmônicos entre si, garantindo o equilíbrio e controle mútuo.
  5. Defesa do Estado e Instituições Democráticas: A defesa do Estado e das Instituições Democráticas envolve medidas de proteção da soberania nacional, como o estado de defesa e o estado de sítio, que podem ser declarados em situações excepcionais. As Forças Armadas são responsáveis pela defesa externa e pela garantia da ordem interna, em casos determinados pela Constituição. A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre os entes federativos, visando à proteção da sociedade.
  6. Administração Pública: A administração pública refere-se à atuação do Estado na gestão dos interesses coletivos. Deve ser pautada pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Abrange tanto a administração direta (órgãos integrantes dos poderes) quanto a administração indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais